Como fazer Sabão em pó

Olá amigos, hoje vamos aprender como fazer sabão em pó para lavar roupas a mão, no tanquinho ou na máquina de lavar roupas, também muitos usam até para lavar o chão, pisos e azulejos, enfim, o sabão em pó tem 1001 utilidades.

Na verdade é um produto com uma alta venda e uma grande procura estando presente em todas as casas e sendo um dos produtos de limpeza mais amados pelas donas de casa e por qualquer pessoa que tem a responsabilidade das tarefas domésticas da casa.

As donas de casa gostam muito do sabão em pó, porque ele é muito simples e prático para ser usado, basta adicionar na máquina de lavar ou no tanquinho, colocar as roupas na máquina e botar a danada para funcionar que todas as roupas vão sair limpinhas e prontas para secarem e ser usadas.

É claro que a fórmula abaixo é para fazer 50 kg de sabão em pó. Porém, você pode fazer quantidades menores conforme a sua necessidade. Na verdade é até aconselhável fazer uma quantidade bem menor para testar a eficácia do produto e dai só depois fazer quantidades maiores para você usar ou para vender e faturar uma grana.

Este sabão em pó contém em sua formulação o Tripolifosfato de sódio que é um composto sólido inorgânico, indicado para ser usado para fabricar sabão em pó ou líquido para lavar roupas, detergentes para louças, entre outras utilizações em produtos para limpeza. Ele age como sequestrante de dureza auxiliando na ação dos surfactantes, pH e emulsificação da sujeira e promovendo a dispersão das partículas de sujeira. Então é indispensável a utilização dessa matéria prima na fórmula do sabão em pó.

Também contém a Barrilha leve, também conhecida como Carbonato de Sódio, esta matéria prima no sabão em pó tem a finalidade de auxiliar que o agente de limpeza possa atuar sem impedimentos pela água dura durante a lavagem das roupas e também auxilia na remoção de manchas nas roupas.

Não podia faltar nessa formulação o Sulfato de Sódio, usado como carga no sabão em pó. Também contém o Ácido Sulfônico, um tensoativo aniônico agindo na remoção de sujeiras, tem boa solubilidade, boa formação de espuma e ação desengordurante e desengraxante.

Uma matéria prima especial usada nessa formulação de sabão em pó é o Perborato de Sódio, geralmente usado em sistemas de alvejante para roupas. Também contém o Branqueador Óptico que absorve a luz ultra-violeta, dessa forma destacando a coloração branca. Quando a luz bate na roupa, o branqueador óptico vai agir fazendo refletir a luz branca, isso irá fazer parecer que as roupas estão mais limpas.

E por último, o Sabão em pó contém o Metassilicato de Sódio que é um desengraxante com alto poder de limpeza e detergência, muito eficaz na remoção de diversas manchas e remoção de óleos, gorduras e graxas.

Mas vamos deixar de conversa e ver como fazer a fórmula de sabão em pó!

Para fazer 50 kg de Sabão em pó você vai precisar de:

Matéria prima Quantidade
Barrilha leve (Carbonato de Sódio) 26,4 kg
Ácido Sulfônico 5 kg
Sulfato de Sódio 10 kg
Metassilicato de Sódio 5 kg
Branqueador Óptico 100 gramas
Perborato de Sódio 500 gramas
Tripolifosfato de Sódio 2,5 kg
Essência para Sabão em pó 500 gramas

 

Técnica de preparo do sabão em pó:

  • Primeiro, você deve passar todas as matérias primas em uma peneira ou Tâmis bem fina para que os grânulos do sabão em pó fiquem pequenos e uniformes, ou seja, fiquem todos do mesmo tamanho.
  • Você vai precisar de um misturador para pós para fazer esta fórmula e este misturador deve estar bem limpo e totalmente seco.
  • Adicionar no misturador aos poucos a Barrilha leve e ligar o Misturador.
  • Agora com o Misturador funcionando, vá adicionando bem devagar, aos poucos o Ácido Sulfônico, também o Sulfato de Sódio e o Metassilicato de Sódio.
  • Mantendo a agitação e funcionamento do Misturador, adicione agora o Branqueador Óptico, Perborato de Sódio e o Tripolifosfato de Sódio.
  • Deixe agitando no Misturador até total homogeneização dos pós.
  • Coloque a Essência em um frasco tipo Spray e borrife no Sabão em pó com o Misturador em movimento até conseguir o perfume desejado, não exagere na essência e cuidado para não se ferir no misturador.
  • Agora, deixe agitando no misturador até homogeneizar completamente todas as matérias primas do sabão em pó.
  • Envase em embalagens apropriadas para sabão em pó.
  • Identifique as embalagens e coloque a data de fabricação do sabão em pó.
  • Armazene em local seco e arejado em temperatura ambiente e fora do alcance de crianças e animais.

Quer outra receita ou fórmula grátis? Veja esta  Fórmula de sabão de coco

Comentários

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *