Como fazer solução de cloreto de sódio

Em muitas das formulações postadas aqui no nosso site é usado cloreto de sódio e orientado a dissolução do cloreto de sódio em água, porém tem ocorrido dificuldades de alguns visitantes em como dissolver o cloreto de sódio. Por exemplo quanto se coloca de cloreto de sódio e quanto se coloca de água. Vamos agora ajudar resolver esta questão!

É claro que vamos continuar usando o Cloreto de sódio para fabricar produtos cosméticos e fabricar de produtos de limpeza, pois ele é muito bom para melhorar a viscosidade desses produtos, o que vamos fazer agora é aprender como preparar a solução de cloreto de sódio da maneira correta para adicionar ao nosso produto.

Hoje vamos deixar duas formulações para fazer solução de cloreto de sódio, uma para ser usada na hora e outra para ser armazenada para ser usada em outro dia, as duas são iguais, a única diferença é que se você for armazenar a solução para usar outro dia, terá que usar também um conservante para não estragar a solução.

Lembrando também que quando for fazer uso da Solução de cloreto de sódio em sua formulação, faça isso com bastante cuidado e vá adicionando bem lentamente e agitando a formulação para não colocar cloreto de sódio demais e fazer desandar a formulação. Se você colocar solução de cloreto de sódio em excesso, ao invés de engrossar a formulação, vai torna-la mais rala e pode turvar a formulação e depois para corrigir esse problema é bem complicado.

 

Vamos primeiro a formulação da solução do cloreto de sódio para ser usada imediatamente.

Para fazer 100 gramas de solução de cloreto de sódio você vai precisar de:

Matérias primas Quantidades
Cloreto de sódio 25 gramas
Água deionizada 75 gramas

 

Como preparar solução de cloreto de sódio:

  • Em um béquer limpo, adicione a Água deionizada.
  • Adicione junto o Cloreto de sódio.
  • Misture bem com um bastão até completa homogeneização

 

Veja agora a formulação da solução do cloreto de sódio para ser armazenada e usada em outro dia

Para fazer 100 gramas desta solução  você vai precisar de:

Matérias primas Quantidades
Cloreto de sódio 25 gramas
Água deionizada 75 gramas
Nipagim 0,100 gramas
Álcool 96 Quantidade suficiente

Como preparar solução de cloreto de sódio com conservante

  •  Em um béquer limpo, adicione a Água deionizada.
  • Em outro béquer limpo adicione o Nipagim em uma quantidade pequena de Álcool 96° e dissolva bem o Nipagim, depois adicione sobre o béquer com água e misture bem.
  • Adicione em seguida o Cloreto de sódio.
  • Misture bem com um bastão de vidro até completa homogeneização dos componentes.
  • Filtrar e avolumar para 100 ml.
  • Armazenar em frasco plástico opaco ou vidro âmbar e manter em temperatura ambiente ao abrigo da luz e fora do alcance de crianças e animais.

Obs. importante:

  • Não é recomendado adicionar a Solução de cloreto de sódio diretamente no produto sem fazer um teste para ver se o produto suporta o cloreto de sódio. O correto é retirar uma amostra do produto em um béquer e adicionar uma pequena quantidade da solução para ver o quanto o produto aceita de cloreto de sódio, é o chamado teste de bancada. Só depois você deve ir adicionando devagar a solução ao seu produto.
  • Adicione uma pequena quantidade, misture e retire novamente uma amostra para ver se aceita mais cloreto de sódio, se aceitar adicione novamente a solução ao produto em pequena quantidade até conseguir a viscosidade desejada, mas lembre-se de não adicionar em excesso.

 

Para que serve a Solução de Cloreto de Sódio e as matérias primas em sua composição?

  • Cloreto de sódio é o espessante.
  • Água deionizada é o veículo.
  • Nipagim é o conservante.
  • Álcool 96° só para diluir o conservante.
  • A Solução de cloreto de sódio pronta é indicada para melhorar a viscosidade de formulações que contém tensoativos aniônicos, como shampoos e sabonetes líquidos.

Muito bem, espero que tenham gostado das informações e espero que tenha ficado claro pra todos, entretanto se restou alguma dúvida ou você quer deixar algum comentário ou sugestão, faça isso logo abaixo da postagem.

Um grande abraço e obrigado pela visita!

Quer outras dicas?  Clique aqui!

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *