Como usar base glicerinada

Base Glicerinada, esta é uma base, ou uma matéria prima muito procurada e usada por artesãos e também por pessoas comuns que gostam de se aventurar e produzir seus próprios sabonetes e cosméticos.

Então muita gente tem dúvidas de como usar a base glicerinada e também como derreter a base glicerinada, outros não sabem ao certo o que fazer com a base glicerinada e que tipos de bases glicerinadas existem no mercado. E ainda outros já ouviram falar da base glicerinada, querem comprar e não sabem onde encontrar o produto.

Hoje, nessa postagem vamos tentar responder essas e outras dúvidas dos nossos leitores e internautas, se você tiver alguma outra dúvida ou algum esclarecimento adicional, basta deixar o seu comentário abaixo da postagem, teremos o maior prazer em publicar, desde que não seja ofensivo ou contenha palavrões.

 

O que é base glicerinada?

  • Base Glicerinada é uma base usada principalmente na fabricação de sabonetes, ela pode ser de origem vegetal ou animal. Ou seja, a base contém óleos que são alcalinizados com a famosa soda ou hidróxido de sódio. Quando esses óleos ou gorduras animais ou vegetais são adicionados junto com o Hidróxido de sódio ou Hidróxido de potássio, acontece a Saponificação, e acabam por formar a Glicerina.
  • Geralmente a base glicerinada de boa qualidade é hidratante, umectante, suave e não agride a pele.
  • Nos sabonetes fabricados com base glicerinada, pode ser adicionados extratos glicólicos de diversos tipos e também ervas sem maiores problemas.

 

Tipos de Base Glicerinada:

  • Base Glicerinada Branca
  • Base Glicerinada Transparente
  • Bases Glicerinadas Coloridas
  • E muitas outras bases glicerinadas

 

Como derreter a base glicerinada:

  1. Após desembalar a base glicerinada, faça uso logo, não deixe ela desembalada por muito tempo para evitar que a base resseque e assim dificulte o derretimento.
  2. Corte a base glicerinada em pequenos pedaços ou cubos bem pequenos.
  3. Você pode levar a base ao derretimento em panela ágata em banho-maria e ir mexendo até total derretimento.
  4. Não deixe a base ferver em hipótese alguma.
  5. Após o derretimento total, retire do banho maria e mexa bem devagar a base para não formar bolhas de ar ou acabe por formar muita espuma.
  6. Dai sempre misturando de forma suave adicione os extratos, ervas, óleos, corantes, ou seja, adicione as outras matérias primas que vão compor sua receita ou sabonete.
  7. Por último mexendo delicadamente adicione a essência escolhida para seu sabonete.
  8. Misture delicadamente para homogeneizar e não fazer muita espuma.
  9. Verta o Sabonete feito com a base nos moldes ou formas de PVC ou de Silicone.
  10. Deixe o produto resfriar e secar naturalmente, não coloque o produto na geladeira.
  11. Retire dos moldes e embale em plástico filme individualmente cada sabonete, cuidado para não apertar demais e perder a moldagem.
  12. Coloque os sabonetes em sacos plásticos até o uso ou venda, para evitar perda de qualidade e propriedades.
  13. Procure sempre fazer tudo com higiene e limpeza. Use utensílios limpos e higienizados, use máscara e luvas descartáveis.

 

Algumas receitas com base glicerinada?

sabonete3
Aprenda fazer sabonetes artesanais

 

Onde comprar base glicerinada?

  • Casas de Essências.
  • Distribuidores de produtos químicos.
  • Pela internet.
  • Também você pode procurar na lista telefônica de sua cidade por casas de essências ou distribuidores de produtos químicos.

 

Alguns fornecedores de base glicerinada:

 

Muito bem, espero que tenham gostado das informações referentes ao uso da base glicerinada, se tiver alguma dúvida ou alguma informação adicional para enriquecer a matéria, por favor deixe seu comentário abaixo da postagem.

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *