Fazer desinfetante com óleo de eucalipto

Bem, já postamos diversas fórmula de desinfetante, como Receita de Desinfetante Jasmim, Desinfetante floral, Receita de Desinfetante caseiro e por ai vai.

Mas um desinfetante muito procurado e talvez o mais conhecido é o Desinfetante de eucalipto, por isso resolvemos postar aqui uma fórmula bem simples, porém muito eficaz de um desinfetante.

Fabricar desinfetante para uso próprio ou para vender, tem sido uma saída para a crise no nosso país. As matérias primas que compõe a sua formulação não são muito caras e encontradas com facilidade em distribuidores de produtos químicos, casas de essências e pela internet, e você pode faturar uma boa grana com a venda de desinfetantes.

Além disso é muito fácil fazer desinfetante, porém não podemos de forma nenhuma esquecer de adicionar na formulação um bom bactericida para matar as bactérias, também um bom solubilizador de essência e o que muitas vezes atrai a dona de casa ou o comprador é o cheiro, então uma boa essência com um odor agradável vai fazer toda a diferença.

Clique para ver um kit completo de desinfetante

Formulação do desinfetante de eucalipto

Em sua formulação contém um Quaternário de Amônio que é o Cloreto de benzalcônio 50%, ele é um bactericida que mata as bactérias e microrganismos nocivos à nossa saúde, tem ação desinfetante e bactericida.

Também possui em sua formulação o Nonil Fenol etoxilado 9,5 que auxilia na limpeza e é especialmente utilizado no desinfetante para solubilização do Óleo de eucalipto e permite que o produto não turve, também é um bom formador de espuma.

Não esqueçamos que em sua formulação contém o Óleo de Eucalipto, ele é que vai deixar aquele aroma bem gostoso no banheiro e nos ambientes em que for utilizado o desinfetante. A água potável é usada no desinfetante como veículo e o corante é só para fins de estética.

 

Para fazer 30 litros do desinfetante com óleo de eucalipto você vai precisar de:

Matérias primas Quantidades
Água potável 28,5 litros
Cloreto de Benzalcônio 50% 600 gramas
Óleo de eucalipto 300 gramas
Nonil fenol etoxilado 9,5 300 gramas
Corante

 

Passo a passo para preparar o desinfetante de eucalipto

  1. Em uma bomba plástica limpa, adicione toda a água da fórmula. (reserve)
  2. Separadamente em um béquer ou um recipiente limpo, adicione o Nonil fenol etoxilado e adicione junto para solubilizar o óleo de eucalipto, misture bem.
  3. Junte também no béquer o Cloreto de benzalcônio 50% e misture para homogeneizar.
  4. Agora, sob agitação adicione a mistura do béquer sobre a água que estava reservada.
  5. Misture bem até homogeneizar.
  6. Dissolva o corante em um pouco de água potável e bem aos poucos e sob agitação vá adicionando ao desinfetante até conseguir a coloração desejada, mas é só um pouquinho de corante.
  7. Volte a misturar até homogeneizar completamente todas as matérias primas do desinfetante com óleo de eucalipto.
  8. Se formou espuma, espere a espuma abaixar e envase em frascos apropriados para desinfetante.
  9. Identifique as embalagens e armazene em local arejado em temperatura ambiente e fora do alcance de crianças e animais.

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *