Fórmula de Desodorante sem alumínio

Algumas pessoas questionaram o fato dos desodorantes geralmente conterem “Alumínio” . Realmente eles estão certas e a grande maioria dos desodorantes contém sim o Alumínio. Mas porque esta preocupação?

Essa preocupação é relevante porque se você ler o rótulo da maioria dos desodorantes, você vai encontrar em sua composição o Hidróxido de alumínio, ou Cloridróxido de alumínio, esse componente é muito importante nas formulações de desodorante porque ele age diminuindo o suor e diminuindo o mal odor.

Só que infelizmente em excesso o Alumínio acaba por penetrar no organismo pela pele e o acúmulo de elementos como o Alumínio pode prejudicar nossa saúde, isto segundo alguns pesquisadores e médicos.

Por exemplo, a Médica Luiza Pitassi – disse o seguinte: “O alumínio pode adentrar o organismo humano por inalação, ingestão ou atravessando a pele. Nesse último caso, a pele oferece grande proteção contra fatores externos, desde que esteja íntegra. O uso da lâmina para a depilação da axila pode produzir pequenos cortes ou abrasões, que se tornam vias de entrada para substâncias externas, como os compostos contendo alumínio. Um estudo recente demonstrou que ocorre absorção de alumínio, contido em compostos como o cloridrato de alumínio, mesmo pela pele íntegra, em pequena proporção na aplicação de dose única, mas o uso contínuo e prolongado de substâncias desse tipo pode levar ao acúmulo de elementos como o alumínio nos tecidos humanos.”

E já que as pessoas começaram a questionar o uso de desodorantes à base de Alumínio, houve a necessidade de se fabricar desodorante livre de alumínio, e já existem no mercado muitos desodorantes sem o dito cujo “Alumínio”.

Vamos agora deixar abaixo uma fórmula de desodorante livre de alumínio, ele é recomendando e indicado para todas pessoas, principalmente para pessoas com pele sensível ou que possui alergias ao alumínio.

 

Desodorante sem alumínio

 

Constituição do desodorante livre de alumínio:

  • Água deionizada é o veículo.
  • Amigel é o formador do gel, ele tem propriedades gelificantes, espessantes, emulsionantes.
  • EDTA Dissódico age como agente quelante.
  • Aristoflex AVL é um polímero sintético para formar géis cristalinos com ótima consistência e toque agradável e estável.
  • Hygroplex é um complexo hidratante fisiológico com ação umidificante e que age cuidando diariamente da pele, ele tem ação suavizante, maciez e hidratante da pele, especialmente para peles ressecadas.
  • Cosmacol ELI também age como espessante e possui propriedades contra irritações da pele e é indicado para peles delicadas. Ele age reduzindo o odor corporal evitando o uso do alumínio em desodorantes e antitranspirantes.
  • Phenoxetol é um conservante antimicrobiano ideal para produtos aquosos à base de tensoativos aniónicos, não iónicos ou anfotéricos. É amplamente utilizado como um conservante antimicrobiano para cosméticos, e desodorante e antitranspirante. Essa matéria prima é quimicamente inerte, compatível com a maioria dos compostos químicos.

Matérias primas necessárias para fazer 2,5 kg de Desodorante sem alumínio:

Formulação do desodorante Quantidade
Água deionizada 2320 ml
Amigel 12,5 gramas
EDTA Dissódico 5 gramas
Aristoflex AVL 37,5 gramas
Hygroplex 50 gramas
Cosmacol ELI 50 gramas
Phenoxetol 25 gramas

 

Como preparar o desodorante livre alumínio:

  • Adicione em um recipiente limpo a Água deionizada, o Amigel, o EDTA Dissódico, e leve ao aquecimento até total solubilização do Amigel.
  • Agite e mantendo a agitação adicione o Aristoflex AVL.
  • Em seguida sob agitação coloque o Cosmacol ELI.
  • É hora de adicionar o Hygroplex sob agitação.
  • Adicione em seguida o o Phenoxetol.
  • Agora com agitação constante deixe resfriar o desodorante completamente.
  • Depois de estar totalmente frio, envase em frascos próprios para desodorante.
  • Identifique as embalagens e coloque a data de fabricação.
  • Armazene em local seco e arejado, longe de fontes de calor e longe do alcance de crianças e animais.

Quer aprender fazer um desodorante natural?  Veja o Desodorante de Pedra Hume!

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *