Fórmula de gel brilho molhado

Os nossos visitantes tem tido bastante interesse em postagens relacionadas a beleza tanto da pele como também dos cabelos. Tenho notado que muitos tem procurado fórmulas para cuidar dos cabelos, então logicamente vamos abordar um pouquinho mais deste assunto.

Já deixamos aqui no blog muitas receitas para cuidados com os cabelos, se quiserem conhecer algumas fórmulas, basta clicar aqui! Porém agora vamos falar um pouquinho sobre gel fixador de cabelos.

O gel fixador de cabelos que vamos deixar aqui para vocês conhecerem contém em sua formulação componentes que proporcionam melhor fixação, brilho, modelagem e o famoso brilho molhado. 

Eu particularmente acho legal usar gel nos cabelos, porém não faço uso, mas fica bom sim! Então vamos deixar abaixo uma fórmula de gel fixador brilho molhado, indicada para fixar o penteado. Deixar os cabelos com o penteado ou o estilo que você gosta por mais tempo.

E convenhamos que cabelos bem arrumados abre portas e dependendo do estilo realmente mostra como você é. Claro que uma boa aparência dos cabelos conta positivamente sobre sua pessoa, enquanto que cabelos  mal cuidados contam negativamente e as pessoas vão associar isso em relação à pessoa e não só aos cabelos.

Abaixo vamos deixar as matérias primas que contém sua formulação e um breve resumo sobre suas funções. Também vamos deixar as quantidades necessárias para fazer o gel fixador para cabelos brilho molhado e um passo a passo para preparar o gel.

 

Esses são os componentes do gel:

  • Carbopol 940 é um agente de consistência formador do gel.
  • Propilenoglicol é um agente umectante.
  • Metil parabeno e Propil parabeno são os conservantes.
  • Polivinilpirrolidona (PVP K-30) é um agente de fixação dos cabelos.
  • Trietanolamina é um neutralizador de pH.
  • Essência hidrossolúvel é para deixar aquele cheirinho gostoso nos cabelos.
  • Extrato de Henna é um agente de brilho.
  • Corante é para fins de estética.
  • Água Deionizada é o veículo.

 

Para fazer 2500 gramas de gel fixador brilho molhado, você vai precisar de:

Matérias primas Quantidades
Água deionizada Q.S.P
Carbopol 940 12,5 gramas
Propilenoglicol 250 gramas
Metil parabeno 3,75 gramas
Propil parabeno 1,25 gramas
Polivinilpirrolidona (PVP K-30) 25 gramas
Trietanolamina 15 gramas
Essência Hidrossolúvel para fixador 5 gramas
Extrato de Henna 25 gramas
Corante Quantidade suficiente

Passo a passo para fazer gel fixador de cabelos:

  1. Em um recipiente apropriado e higienizado adicione 1750 ml de Água deionizada.
  2. Adicione em seguida bem aos poucos o Carbopol 940 agitando vigorosamente.
  3. Continue com a agitação vigorosa até dispersão completa do carbopol, até eliminar todos os grumos. Se ainda persistir em ter alguns gumos, deixe em repouso por 12 horas para a eliminação total dos grumos e depois agite para homogeneizar. (reserve).
  4. Separadamente em outro recipiente apropriado e higienizado adicione o Propilenoglicol, Metil parabeno e Propil parabeno.
  5. Leve esta segunda mistura ao aquecimento até solubilizar completamente o Metil e o Propil parabenos.
  6. Após bem solubilizado aos poucos e sob agitação verta sobre a mistura que estava reservada, mantenha a agitação até homogeneizar bem. (reserve)
  7. Separadamente em outro recipiente higienizado adicione 250 ml de Água deionizada e bem devagar e sob agitação vá adicionando o Polivinilpirrolidona (PVP K-30). Continue agitando até total homogeneização.
  8. Depois de homogeneizado, verta sobre sob agitação sobre a mistura que estava reservada. Agite até homogeneizar.
  9. Agora sob agitação adicione a  Essência Hidrossolúvel.
  10. Separadamente em um béquer dilua o Corante em um pouco de Água deionizada e adicione sob agitação ao produto e homogeneíze.
  11. Mantendo a agitação adicione devagar o Extrato de Henna e homogeneíze bem.
  12. Confira o pH com uma fita indicadora de pH, o pH deve ficar em torno de 6,0 a 6,5. Se estiver abaixo desta faixa, corrija com Trietanolamina.
  13. Para efetuar a correção do pH,  você de adicionar bem pouquinho e aos poucos a Trietanolamina sob agitação e  verificar pH para ver se acertou. Repita esta operação até conseguir corrigir o pH para as faixas recomendadas. Quando atingir o pH correto pare de adicionar a Trietanolamina.
  14. Agora pare a agitação e complete o volume com Água deionizada até atingir as 2500 gramas esperadas.
  15. Volte a agitar até total homogeneização de todos os componentes do gel fixador de cabelos brilho molhado.

 

Obs. importantes:

  • Se desejar fazer um gel com secagem mais rápida, adicione até 250 ml de Álcool 96° e diminua 250 ml de Água deionizada.
  • Para aumentar ou diminuir o poder de fixação do gel, você pode aumentar ou diminuir a quantidade de Polivinilpirrolidona (PVP K-30) no produto.

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *