Fórmula do Shampoo Proteínas do Leite

Aqui nesse espaço no blog, postamos muitas receitas ou fórmulas totalmente gratuitas de Shampoo. Já postamos a Fórmula para fazer base para shampoo, postamos a Receita de Shampoo caseiro com QueratinaComo fazer shampoo anticaspa e muitas outras receitas de Shampoo.

Agora, vamos deixar uma receita um pouquinho mais complexa, não tanto pela dificuldade prática, mas por ser um Shampoo com bastante matérias primas e um pouco mais difíceis de encontrar.

Se trata do Shampoo com proteínas do leite, ou seja ele possui em sua formulação o ProvaSol Milk que confere substantividade aos cabelos, é condicionante e melhora a penteabilidade, também age amaciando os cabelos.

Outra boa notícia é que também contém em sua formulação o Crothix que é um agente espessante e também condiciona os cabelos.

Então podemos concluir que esta fórmula de Shampoo proteínas do leite, vai promover limpeza, promover condicionamento e maciez, mas chega de bla-bla-bla, e vamos ao que realmente interessa, ou seja, vamos à fórmula do shampoo:

olhos-cosmeticos
Fórmula de Shampoo proteínas do leite!

Para fazer 25 kg do Shampoo proteínas do leite você vai precisar de:

Matéria prima Quantidade
Água deionizada 14,5 kg
Lauril Éter Sulfato de Sódio 7 kg
Cocoamido Propil Betaína 1,5 kg
PEG-150 – Pentaerythrytyl Tetrastearate and aqua and PEG-6  Caprylic/Capric (Crothix liquid) 500 gramas
Base Vegetal perolisante (Crodapeart Vegetal) 1 kg
Phenoxyethanol and Parabens (Phenova) 125 gramas
Aqua and Hydrolyzed milk protein (ProvaSol Milk) 250 gramas
Essência para Shampoo 125 gramas
Corante para Shampoo Quantidade suficiente
Ácido Cítrico Quantidade suficiente
Cloreto de Sódio Quantidade suficiente

Técnica de prepararo do shampoo

  • Em um tanque com agitador coloque a Água Deionizada e mantenha a agitação lenta para evitar fazer muita espuma, dai adicione o Lauril e o Cocoamido propil betaína, mantenha a agitação até homogeneizar.
  • Sempre agitando de forma lenta, agora adicione o PEG-150 – Pentaerythrytyl Tetrastearate and aqua and PEG-6  Caprylic/Capric (Crothix liquid), a Base Vegetal perolisante,  (Crodapeart Vegetal), o Phenoxyethanol and Parabens (Phenova, o Aqua and Hydrolyzed milk protein (ProvaSol Milk) e a Essência, continue agitando até homogenizar.
  • Agora, ainda agitando adicione bem aos poucos o Corante até conseguir a coloração desejada.
  • Com uma fita indicadora de pH, verifique se o pH está nas faixas de 5,5 à 6,5, se necessário corrija, adicionando bem aos poucos o Ácido cítrico previamente diluído em um pouco de água deionizada, adicione devagar até atingir o pH indicado
  • Agora para melhorar um pouco a viscosidade do shampoo, dilua em um béquer um pouco de cloreto de sódio em um pouco de água deionizada e vá adicionando bem aos poucos e sob agitação ao shampoo até atingir a viscosidade desejada. (não adicione cloreto de sódio demais, pois em excesso ao invés de engrossar, vai ralear o o shampoo).
  • Agora para terminar, agite lentamente até homogenizar todas as matérias primas do shampoo proteínas do leite.
  • Espere a espuma abaixar e envase em frascos próprios para shampoo.
  • Identifique a embalagem e coloque a data de fabricação.
  • Armazene em local arejado em temperatura ambiente e fora do alcance de crianças e animais.

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *