Formulação de delineador líquido

Bom dia amigos e amigas visitantes do nosso blog “Fórmulas grátis”! Como sempre estamos novamente atualizando as nossas publicações, dessa vez vamos publicar a formulação de deli andor líquido.

Mas o que é delineador?

– Segundo a Wikipédia, delineador é um cosmético usado para realçar os olhos. É aplicado ao redor do contorno dos olhos para criar uma variedade de ilusões estéticas. O delineador vem sendo utilizado desde o Antigo Egito e embora é essencialmente destinado ao mercado feminino, nos últimos anos alargou o seu apelo ao mercado masculino.

Abaixo vamos deixar a relação das matérias primas necessárias para a fabricação e um passo-a-passo para fazer o delineador líquido. Porém primeiramente vamos deixar um breve resumo do que para que serve cada um dos componentes do delineador.

Shampoo-par-cabelos
Delineador fórmula grátis

Para que serve as matérias primas do delineador líquido

  • Água deionizada é o veículo.
  • EDTA Dissódico é um agente sequestrante de alta pureza, que forma quelatos estáveis, solúveis em água, com íons de metal polivalente, em uma larga escala de pH.
  • Hidroxietilcelulose é formador de gel e espessante da fase aquosa.
  • Iron oxide black é um pigmento inorgânico de classe cosmética, líquido viscoso, inodoro, insolúvel em água, dispersível em óleo facilmente incorporado em vários cosméticos coloridos como rímel, bases, batons, esmaltes para unhas, lápis de olho, delineadores de lábios, gloss, blush, sabonetes, sais de banho.
  • Copolímero de vivnil pirrolidona e dimetilaminopropil metacrilamida (Styleze CC10) facilita a aplicação do delineador, proporcionando boa fixação e durabilidade da maquiagem sobre a pele.
  • Cera de abelhas tem ação emoliente, amaciante, moldante, impermeabilizante, cicatrizante e embelezadora, anti-inflamatória, anti-bacteriana
  • Cera de carnaúba cosmética confere dureza e reduz a viscosidade nas formulações cosméticas. É aplicado em rímel como agente volumizador.
  • Álcool Cetoestearílico Etoxilado 20 OE  (CETEARETH-20) tem ação emulsionantes O/A (óleo em água), favorecendo a formação de uma emulsão com partículas de tamanho extremamente reduzido e homogêneo e proporcionando elevada estabilidade à formulação, essa emulsão irá refletir no brilho e firmeza do filme de cera.
  • Monoestearato de glicerila (GLYCERYL STEARATE) é um emulsificante usado especialmente para estabilizar as emulsões água e óleo. Ele ajuda a suavizar e amaciar a pele, oferecendo mais flexibilidade.
  • Propylene Glycol; Diazolidinyl Urea; Iodopropynyl Butylcarbamate (Germall Plus Liquid) tem ação preservante, conservante.

Para fazer 5 kg de delineador líquido você vai precisar de:

Matérias primasQuantidades
Água deionizada 3552 gramas
EDTA Dissódico5 gramas
Hidroxietilcelulose30 gramas
Iron oxide black500 gramas
Copolímero de vivnil pirrolidona e dimetilaminopropil metacrilamida (Styleze CC10)250 gramas
Cera de abelhas250 gramas
Cera de carnaúba200 gramas
Álcool Cetoestearílico Etoxilado 20 OE  (CETEARETH-20)100 gramas
Monoestearato de glicerila (GLYCERYL STEARATE)75 gramas
Propylene Glycol; Diazolidinyl Urea; Iodopropynyl Butylcarbamate (Germall Plus Liquid)38 gramas

Passo a passo para fazer delineador líquido

  1. Em um recipiente que possa ser levado ao aquecimento, adicione 3177 gramas de água deionizada e sob agitação constante adicione o EDTA dissódico e o Hidroxietilcelulose, aqueça até a temperatura de 80°C.
  2. Sob agitação adicione também o Iron oxide black e devagar vá misturando até total dispersão dessa matéria prima.
  3. Separadamente em um béquer adicione 375 gramas de água deionizada e sob agitação adicione o Copolímero de vivnil pirrolidona e dimetilaminopropil metacrilamida (Styleze CC10), mantenha a agitação até homogeneizar bem e sob agitação adicione ao produto principal e homogeneíze.
  4. Separadamente em outro béquer adicione a Cera de abelhas, Cera de carnaúba, Álcool Cetoestearílico Etoxilado 20 OE  (CETEARETH-20) e Monoestearato de glicerila (GLYCERYL STEARATE) e leve ao aquecimento até a temperatura de 75°C. Agora sob agitação vigorosa adicione essa mistura ao produto principal, mantendo a agitação constante e  a temperatura por aproximadamente 15 minutos.
  5. Após a temperatura do produto diminuir para 45°C, adicione sob agitação o Propylene Glycol; Diazolidinyl Urea; Iodopropynyl Butylcarbamate (Germall Plus Liquid) e mantenha a agitação constante por 10 minutos.
  6. Aguarde o produto estabilizar e envase em embalagens apropriadas.
  7. Identifique as embalagens.
  8. Armazene em local arejado em temperatura ambiente ao abrigo da luz e calor e fora do alcance de crianças e animais.

Obs. A matéria prima Iron Oxide Black você encontra na  Low Les Colorants (Wackherr do Brasil).

Quer aprender fazer bálsamo para os lábios? Clique aqui!

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.