Receita de Amaciante Concentrado

Olá amigos visitantes, quando falamos em amaciantes não podemos esquecer de dizer que existem os amaciantes caseiros, ou seja, os amaciantes feitos geralmente sem a utilização de produtos químicos, também os Amaciantes prontos para uso e os Amaciantes concentrados.

A diferença é que os Amaciantes caseiros geralmente são feitos com Bicarbonato de Sódio, vinagre e alguns ingredientes mais naturais. Já o Amaciante pronto é aquele que você compra no supermercado e usa direto na máquina de lavar, e os amaciantes concentrados também encontrados nas prateleiras dos supermercados devem ser diluídos antes de ser adicionado na máquina de lavar.

Hoje vamos deixar para vocês conhecerem, ou fazerem para uso próprio ou até para venderem e faturarem uns trocados, o Amaciante Concentrado, com l litro deste amaciante você pode fazer 4 litros do produto pronto.

 

Como fazer Amaciante Concentrado

Veja a Formulação do Amaciante concentrado

Na tabela abaixo você vai conhecer os componentes do amaciante e as quantidades que você deverá providenciar para fazer 10 litros do Amaciante Concentrado.

Ingredientes (matérias primas) Quantidades
Água deionizada 8100 ml
Corante azul para Amaciante (Solução aquosa a 1%) 20 gramas
Capicide CI-15 10 gramas
Quatercap CDHT-75 1600 gramas
Cloreto de Cálcio (Solução a 15%) 15 gramas
Essência Elat Confort 200 gramas
Corante azul para amaciante (opcional) Quantidade necessária

Passo a passo para preparar o amaciante concentrado

  1. Lave bem um recipiente de alumínio grande o suficiente para preparar os 10 litros do amaciante e coloque 5 litros de água deionizada.
  2. Leve ao fogo para aquecimento até atingir a temperatura de 50°, se necessário use um termômetro para verificar a temperatura correta.
  3. Quando conseguir a temperatura indicada é hora de adicionar sempre misturando com cuidado com uma pá de cozinha o Corante azul para Amaciante (Solução aquosa a 1%). Tome muito cuidado para não se queimar.
  4. Misturando de forma constante adicione também o Capicide CI-15 e o Quatercap CDHT-75, mantenha a agitação vigorosa até total homogeneização da base e dos componentes e não fique nenhum grumo.
  5. A seguir adicione 3100 ml de Água deionizada sob agitação e em temperatura ambiente, mantenha a agitação até que ocorra homogeneização total.
  6. Ainda agitando adicione o Cloreto de cálcio e siga misturando para homogeneizar.
  7. Mantenha a agitação até a temperatura do amaciante abaixar para 40°, adicione sob agitação a Essência.
  8. Continue agitando até homogeneizar todas as matérias primas do amaciante concentrado.
  9. Espere o amaciante esfriar e envase em frascos plásticos ou galões apropriados.
  10. Rotule as embalagens com nome do produto, data de fabricação e data de validade que deverá ser de 18 meses a partir da data de fabricação.
  11. Armazene em local arejado em temperatura ambiente e fora do alcance de crianças e animais.

Obs. importante:

A Solução de Cloreto de cálcio a 15% deve ser preparada com antecedência, para fazer esta solução pese primeiramente 10 gramas de Cloreto de cálcio e dilua em 90 gramas de Água deionizada, depois de pronto esta solução, pese 15 gramas da solução feita e use na fórmula do amaciante concentrado.

 

Para que servem as matérias primas dessa formulação?

  • Água deionizada é o veículo.
  • Corante azul para Amaciante (Solução aquosa a 1%) é para fins de estética.
  • Capicide CI-15 é o preservante.
  • Quatercap CDHT-75 é a base para o amaciante, possui quaternário de amônio.
  • Cloreto de Cálcio (Solução a 15%) é antimofo.
  • Essência Elat Confort é para deixar as roupas perfumadas

 

Bem! Chegamos ao final desta formulação e esperamos que tenham gostado desta postagem. Muitas dessas matérias primas vocês vão encontrar na Capuani, ou também na Sanches química em São José do rio preto. Mas também vocês podem comprar em distribuidores de produtos químicos por todo o Brasil. Se ficou alguma duvida ou se tiverem alguma sugestão, por favor deixem seus comentários abaixo da postagem. Fui!!!

Um Comentário

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *