Receita de aromatizante gel para veículos

Entrar no carro e sentir cheiro ruim não é nada agradável. Diferente é quando abrimos a porta do carro e já sentimos aquele cheirinho gostoso, convidativo, faz muita diferença para nós e para nossos ou nossas passageiras.

Então resolvemos ensinar como fazer um aromatizante em gel para veículos de muito boa qualidade e também sem maiores dificuldades para você mesmo confeccionar, as matérias primas que o compõem são fáceis de encontrar em distribuidores de produtos químicos, casas de essências ou pela internet, também o seu valor vai ficar baratinho.

Talvez muitos conheçam o aromatizante, o gel é formado devido possuir a ação de um formador de gel que é o Carbopol 940, ele quando age com a Trietanolamina um Neutralizador de pH, acaba por se formar o Gel.

Podemos dizer que o aromatizador em gel é melhor para ser usado no veículo pois devido a sua consistência não escorre no veículo evitando manchas, o que para nós Brasileiros que amamos nosso carro é ótimo!

Fazer gel aromatizante automotivo

Para fazer 1 kg de aromatizante em gel você vai precisar de:

Matéria prima Quantidade
Água 400 ml
Carbopol 940 10 gramas
Trietanolamina 8 ml (aproximado)
Essência para aromatizador 100 ml
Álcool de Cereais 95% 500 ml
Corante de sua preferência Quantidade suficiente
Potes de 150 ml  com furo p exalar Quantidade suficiente

Técnica para fazer o Aromatizador em gel:

  1. Em um béquer limpo adicione a água e adicione junto o Carbopol 940 sob agitação forte para dissolver e não deixar grumos, depois deixe descansar por 24 horas para total dissolução e eliminação total dos grumos.
  2. Em separado em outro béquer, coloque o Álcool de Cereais e junte a essência escolhida, homogeneíze. (A essência deve ser uma essência com uma boa fixação e que exale o cheiro com mais facilidade, por isso peça informações sobre isso ao vendedor e também se quiser um cheiro mais forte, aumente um pouquinho a quantidade de essência).
  3. Depois, devagar vá adicionando sob agitação a mistura de Álcool de cereais e essência sobre a mistura do carbopol, homogenize bem.
  4. Agora se você desejar, visto que é opcional, adicione gota a gota de corante até atingir a coloração desejada, mas é bem pouquinho.
  5. Agora é hora de formar o gel, adicione bem aos poucos e sob agitação a Trietanolamina até formar o gel esperado, pode ser que você não precise usar toda a Trietanolamina.
  6. Deixe o aromatizante em gel em repouso por 40 minutos fechado.
  7. Envase em potes de 150 ml próprios para aromatizantes, ou seja, em potes com furos na tampa para exalar o cheiro no veículo.

Obs.: .Os Potes de 150 ml  que você deve comprar são potes próprios para aromatizante com furo para exalar o cheiro da essência.

Validade: Se armazenado fechado em temperatura ambiente, longe de fontes de calor, o aromatizador para veículos tem validade de 1 ano.

Outra receita para seu carango?  Clique aqui e aprenda fazer shampoo automotivo!

Comentários

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *