Fazer sabão de garrafa pet

Aqui no nosso blog já postamos diversas fórmulas caseiras, fórmulas ecológicas. Por exemplo já postamos a fórmula de detergente líquido caseiro, também a receita de adubo com casca de ovo  e por ai vai.

Agora porém compartilhamos com vocês mais uma fórmula de sabão ecológico que reaproveitará o óleo de soja já usado nas frituras e também reaproveitara garrafas pet que fatalmente iriam para o lixo e isso seria prejudicial ao meio ambiente. Chamamos esse sabão de “Sabão de garrafa pet”.

Já o óleo usado que reaproveitaremos nessa fórmula é de suma importância, pois o óleo usado não pode ser descartado na pia que entope o encanamento e também chega até os rios contaminando e poluindo nossas águas e todo o meio ambiente. Então a melhor maneira é reaproveitar tanto o óleo usado, como as garrafas pets.

E é claro que quando falamos em reaproveitamento desses materiais em algo que é de grande necessidade, fica melhor ainda. E o sabão tem muitas utilidades e está presente em todas as casas sendo amado pelas donas de casa.

Que tal então fabricar o seu próprio sabão fazendo economia e de quebra ajudando ainda a preservar o meio ambiente? Então para isso recomendamos que guarde o óleo usado das frituras para fazer o sabão caseiro.

Para fazer o sabão na garrafa pet você vai precisar de:

Ingredientes Quantidades
Garrafa pet 2 litros 1
Tesoura 1
Funil 1
Óleo de cozinha usado 1200 ml
Água 200 ml
Soda líquida 50% 200 ml

Passo a passo para fabricar o Sabão ecológico:

  1. Primeiramente lave bem a garrafa pet e reserve.
  2. Em seguida coe o óleo usado para retirar os restos de alimentos e limpar o óleo.
  3. A seguir meça o óleo e verta com o funil na garrafa pet.
  4. Em seguida meça a água e adicione também na garrafa.
  5. Chegou um momento perigoso, então recomendamos fortemente que  você use EPIs, como óculos de proteção, máscara e luvas de borracha nas mãos.
  6. Já paramento com os EPIs, com muito cuidado usando o funil adicione devagar a Soda líquida 50%.
  7. Ao terminar esse processo, tampe bem a garrafa pet e agite vigorosamente por uns 20 minutos, mas tome o cuidado de verificar se a garrafa não está estufando demais, se isto ocorrer e quando ocorrer abra com cuidado a tampa com o rosto afastado da boca da garrafa.
  8. Deixe aberta a garrafa até eliminar os gases presentes em seu interior e tampe novamente a garrafa.
  9. Mantenha agitando até completar os 20 minutos e retire novamente os gases com todo o cuidado.
  10. Dai tampe a garrafa e coloque em local arejado longe de fontes de calor até o sabão secar, esse processo deve demorar de 3 a 5 dias.
  11. Após o sabão secar, corte a garrafa com uma tesoura e utilizando uma faca corte as fatias de sabão no tamanho desejado.
  12. Tome o cuidado de não deixar o sabão endurecer demais para não quebrar na hora de cortar.
  13. Tome cuidado também para não deixar o sabão mole demais para não desmanchar.
  14. E nunca é demais lembrar tome cuidado com a soda e com o estufamento excessivo da garrafa.

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *