Fabricar creme para cabelos

Hoje vamos postar uma fórmula muito requisitada e muitas vezes procurada aqui no nosso blog de formulações grátis, se trata da fórmula de creme para cabelos utilizando o lanette WB, um agente de consistência auto emulsionante muito usado tanto na fabricação de cremes e cosméticos, como também na fabricação de pomadas.

Aqui já possuímos algumas formulações de cremes para cabelos, mas hoje vamos novamente abordar este tema e tentar deixar mais esta opção para os amantes de cosméticos e produtos da linha de cosméticos capilares.

Como sempre vamos orientar sobre a quantidade de matérias primas que você deve adquirir para fazer o creme e para facilitar vamos também deixar um passo-a-passo para não ter erros durante a fabricação do creme de cabelos.

Mas para não fugir da regra, primeiramente vamos resumidamente falar sobre cada componente da formulação e mostrar para que serve essas matérias primas que serão usadas para fazer o creme para cabelos.

Componentes da formulação do creme

  • Lanette WB é um agente de consistência usado para fazer cremes e loções cosméticas.
  • Eumulgin B2 é um emulsificante não-iônico para a fabricação de emulsões cosméticas de óleo e água.
  • Óleo mineral é hidratante e promove brilho e suavidade aos cabelos.
  • Vaselina sólida
  • Nipagim é conservante.
  • Nipazol é conservante.
  • Propilenoglicol é emoliente.
  • Água deionizada é o veículo.

Para fazer 5 kg do creme para cabelos você vai precisar de:

Matérias primas do cremeQuantidades
Lanette WB500 gramas
Eumulgin B250 gramas
Óleo mineral500 gramas
Vaselina sólida400 gramas
Nipagim7,5 gramas
Nipazol2,5 gramas
Propilenoglicol100 gramas
Água deionizada3440 gramas

Passo-a-passo para fazer o cosmético capilar

  1. Em um recipiente que possa ser aquecido, adicione o Lanette WB, Eumulgin B2,Óleo mineral, Vaselina sólida, Nipagim, Nipazol, misture e leve ao aquecimento até a temperatura de 80°C.
  2. Em outro recipiente que também possa ser aquecido adicione a Água deionizada e o Propilenoglicol, misture e leve ao aquecimento até a temperatura de 80°C.
  3. Depois de aquecida as duas misturas, verta a segunda mistura bem aos poucos sobre a primeira mistura sob agitação constante.
  4. Mantenha a agitação constante até a temperatura abaixar para as faixas de 30°C.
  5. O pH do creme deve ficar na faixa de 5,2.
  6. Envase em potes plásticos apropriados.
  7. Identifique as embalagens e coloque a data de fabricação do produto.
  8. Armazene em local arejado em temperatura ambiente e fora do alcance de crianças e animais.

6 comentários em “Fabricar creme para cabelos”

  1. Gostaria muito de começar a fazer cremes hidratantes pra cabelo pra fazer um pouco nessa pandemia, isso precisa de alguma licenças pra fabricar?

    Responder
    • Bom dia Adriana, fabricar só para seu uso ou para seus conhecidos e parentes não é necessário licenças, agora para legalizar é necessário um responsável técnico (químico ou farmacêutico) pelos produtos, processos produtivos, desenvolvimento da formulação até a liberação do produto para ser comercializado. Precisa de autorização da Vigilância sanitária local e da Anvisa. Para maiores informações consulte a Vigilância de sua cidade e o Sebrae.
      Abraço!

      Responder
    • Bom dia, você encontra as matérias primas para fabricação de cosméticos em distribuidores de produtos químicos, lojas de essências ou pela iternet.
      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.