Nunca misture estes produtos de limpeza! E ai pessoal hoje aqui no site de fórmulas grátis de cosméticos e produtos de limpeza vamos abordar este assunto importantíssimo.
É super importante nunca misturar estes produtos de limpeza devido aos riscos de gases liberados que se inalados podem ser muito prejudiciais.
Porque esta matéria é importante, porque volta e meia aparecem receitas loucas na internet misturando produtos incompatíveis. Por isso este alerta é mais do que necessário e super importante ler e analisar esta matéria.
É que acontece que estão na nossa dispensa os produtos de limpeza e a gente já por costume não costuma ler os rótulos que trazem estas informações.
E às vezes podemos ficar curiosos e tentar fazer uma receita inovadora e se dar muito mal, ou seja, leia os rótulos e jamais misture produtos químicos sem orientações ou conhecimento do assunto.
Entre os produtos mais comuns de limpeza estão o detergente, água sanitária que é um perigo, desinfetantes, amaciantes e por ai vai.
Todos estes produtos estão acessíveis rapidamente na nossa dispensa e é claro que se usados de forma correta vão cumprir com seu objetivo. Porém, se misturados de forma inadequada podem ocasionar liberação de gases tóxicos que podem causar sérios danos a pele ou sistema respiratório.
Além da formação de gases tóxicos podem acontecer também até explosões, tem produtos como a Soda que pode esquentar o recipiente e causar até explosões.
Nunca misture estes produtos de limpeza:
- Álcool com água sanitária, pois a água sanitária tem como principio ativo o Hipoclorito de sódio e ao entrar em contato com Álcool vai causar uma reação química e liberar gases altamente tóxicos que podem causar sérios danos se inalados como intoxicação.
- Vinagre e Bicarbonato de Sódio, outra mistura inapropriada e altamente incompatível, pois pode ocasionar até explosão se forem colocados em um frasco fechado. Esta mistura nunca deve ser feita, pois vão ocasionar uma reação química formando gases tóxicos muito perigosos.
- Água sanitária e vinagre, tai outra mistura perigosa, pois também vão liberar gases tóxicos que podem causar queimaduras da pele e do sistema respiratório e intoxicação.
- Água oxigenada e vinagre, esta mistura vai formar uma solução altamente corrosiva podendo ocasionar queimaduras e irritação a pele e olhos e ao sistema respiratório se inalados.
- Água sanitária e amoníaco ou amônia, esta mistura é totalmente incompatível visto que o amoníaco já libera gases sem ser misturados com outros produtos, então imagine se misturados com produtos inadequados. O amoníaco precisa ser usado em locais ventilados e com o uso de máscara, óculos de segurança e luvas, pois podem causar queimaduras e irritação na pele e olhos e se inalados causar irritação ao sistema respiratório.
- Desinfetante e Água sanitária, esta mistura também não deve ser feita, pois vai acontecer a formação de cloraminas que é tóxica se inaladas e também podem ocasionar queimaduras, irritação e alergias a pele e olhos.
- Detergente e Água sanitária, tai outra mistura que pode formar a Cloramina que se inaladas podem trazer problemas ao sistema respiratório e também podem ocasionar queimaduras, irritação e alergias a pele e olhos.
Como evitar estes riscos da mistura de produtos de limpeza
- Evite misturar qualquer produto químico sem ter o devido conhecimento.
- Leia os rótulos de produtos de limpeza antes do uso e da mistura com algum outro produto.
- Use produtos mais naturais que não possuem em sua formulação tantas substâncias químicas.
- Mantenha os produtos de limpeza em suas embalagens originais.
- Descarte e nunca reutilize as embalagens de produtos de limpeza para outras finalidades.
- Tome cuidado e guarde sempre os produtos de limpeza em locais ventilados e longe do alcance de crianças e animais.
- Não armazene perto estes produtos de limpeza que são incompatíveis, pois podem acontecer algum contato ou vazamento e ocasionar as reações mencionadas acima.
- Sempre ao usar os produtos de limpeza utilize luvas e se for um produto perigoso use máscara e óculos de proteção, bem como evitar usar em ambientes fechados
Muito bem, agradecemos a leitura desta matéria lembrando que é um material importante que você deve levar em consideração.