Atenção dona e dono de casa é importante você saber na hora da limpeza quais produtos de limpeza não podemos misturar e por quê?
Vamos falar sobre este assunto e também vamos dar 11 dicas de segurança para evitar acidentes ao usar ou fazer a limpeza de sua casa.
Bem, em primeiro lugar queremos destacar a importância de saber que nunca devemos misturar certos produtos de limpeza, isto porque dependendo da mistura pode acarretar em reações químicas perigosas ou liberar gases tóxicos nocivos a saúde sua e de sua família.
Segue uma pequena lista de produtos de limpeza que jamais devemos misturar:
- Água Sanitária cujo principio ativo é o Hipoclorito de Sódio não misturar com Amônia, pois se misturados estes produtos de limpeza vão acabar liberando vapores do cloro que vão causar irritação aos olhos, nariz e pulmões. Se inalados em quantidade grande pode ser extremamente prejudicial.
- Água Sanitária e Vinagre não misturem estes dois produtos porque se misturados vão formar um gás de none Cloroamina, muito tóxico. Ao ser inalado este gás pode vir a causar graves problemas respiratórios e oculares.
- Água Sanitária e Ácidos, nunca devemos misturar água sanitária com produtos ácidos, porque esta mistura vai liberar gases tóxicos, que pode resultar em queimaduras e ser muito prejudicial á saúde.
- Água Sanitária e Álcool também nunca misturem estes dois produtos que ao serem juntados podem produzir o Clorofórmio e Cloroacetona, duas substâncias altamente tóxicas e perigosas.
- Água Sanitária e Água oxigenada (Peróxido de Hidrogênio), esta mistura também nunca deve ser feita, pois se misturarmos pode ocasionar a formação do Ácido Peracético, que é muito irritante para os olhos, nariz e garganta, podemos vir a causar problemas respiratórios.
- Água Sanitária e Produtos de limpeza à base de Ácido nunca façam esta mistura, pois essa mistura vai produzir vapores que são tóxicos e altamente corrosivos.
- Produtos de limpeza à Base de Amônia e Produtos à Base de Ácido, esta mistura nunca deve ser feita, pois vai produzir vapores tóxicos muito perigosos.
Bem, estas orientações na maioria dos produtos de limpeza estão descrita nos rótulos, porém, infelizmente poucas pessoas lêem os rótulos, o que é muito ruim.
Aconselhamos se não tiver certeza que pode ou não misturar certos produtos de limpeza, é melhor não o fazer ou procurar informações nos rótulos dos produtos ou orientações de pessoas habilitadas e que possam responde com segurança, como por exemplo, o SAC das empresas fabricantes.
Mas, além de não misturar os produtos descritos acima, também existem outros perigos que devemos evitar para não colocar em risco nossa saúde e de nossa família, bem como não causar acidentes.
Abaixo vamos fazer uma lista com 11 alertas e dicas para evitar acidentes na utilização de produtos de limpeza:
- Locais bem ventilados: Uma dica de ouro ao usar produtos de limpeza, é verificar se a área está bem ventilada. Isto é importante porque uma área bem ventilada vai ajudar a dissipar os vapores tóxicos e isto vai reduzir o risco de inalação destes vapores que são muito perigosos e prejudiciais a nossa saúde.
- Armazenamento seguro dos produtos de limpeza: Procure sempre manter os produtos de limpeza nas embalagens originais e armazene em locais longes de fontes de calor e fora do alcance de crianças e animais.
- Nunca transfira qualquer produto químico de limpeza para outros recipientes e em hipótese alguma deixe de identificar bem esses produtos.
- Leia bem os rótulos: Já falamos sobre isto, mas vamos abordar novamente este assunto devido a sua importância. Ler os rótulos vai nos ajudar a conhecer melhor o produto, saber sua constituição, conhecer melhor o uso correto do produto, quais precauções devemos tomar e os primeiros socorros em caso de exposição acidental.
- Use Equipamentos de Proteção: Existem produtos e isto também está descrito nos rótulos que se tornam extremamente necessário o uso de luvas de proteção, óculos de segurança e máscaras faciais ao utilizar tal produto, quando for recomendado não hesite em fazer uso para proteger seus olhos, sua pele e sistema respiratório
- Não coma, beba ou fume ao usar produtos de limpeza: Evite estes hábitos durante a utilização de produtos de limpeza, agindo assim evitará a ingestão acidentas de substâncias nocivas.
- Evita misturas caseiras: É bom evitar essas misturas de vários produtos químicos, pois isto pode resultar na formação de gases tóxicos ou causar acidentes, a menos é claro que tenha conhecimento sobre o assunto e a combinação seja segura.
- Não use produtos de limpeza vencidos: Talvez fiquemos tentados a usar esses produtos com data de validade vencida, mas jamais faça isto, porque além de ser menos eficazes podem também ser perigosos.
- Descarte os produtos de limpeza em locais adequados: Bem, como falamos no item acima, não vamos usar produtos vencidos e se não usar é claro que teremos que descartar, mas onde? Jamais vamos descartar estes produtos na pia ou esgoto, também não vamos jogar e misturar com o lixo comum. Procure orientações e diretrizes de onde descartar com segurança ou você pode levar a um centro de reciclagem apropriado.
- Não armazene os produtos de limpeza próximos a alimentos: Não só deve evitar armazenar estes produtos próximos a alimentos ou utensílios de cozinha, como também jamais deve ser manipulado próximo a alimentos, ou seja, evite assim que o produto de limpeza venha contaminar os alimentos ou utensílios.
- Saiba o número correto do Centro de Controle de Intoxicações: Tenha em mãos o número do centro de controle de intoxicações, no Brasil 0800-722-6001, em caso de ingestão, inalação ou exposição a produtos de limpeza entre em contato para receber as orientações corretas.
Bem, donas e donos de casa, estes são apenas alguns lembretes sobre o perigo de se misturar produtos de limpeza sem conhecimento especifico sobre este assunto. Também são apenas algumas dicas de segurança ao manusear produtos de limpeza, existem outros inúmeros perigos e cuidados que devemos sempre tomar, pois o que está em jogo é a saúde de nossa família bem como a nossa.