Fazer Shampoo para cães e gatos

Hoje resolvemos deixar uma postagem para os cuidados do seu animalzinho de estimação, visto que eles fazem parte de nossa família e acabão chegando e enchendo de amor e carinho muitos lares em todo o mundo.

Já deixamos algumas fórmulas para essa finalidade, Como fazer condicionador para cães e gatos e também o Shampoo fungicida para cachorros e gatos. Agora vamos falar um pouquinho sobre fazer Shampoo para animais domésticos, lembrando que os cães e gatos não são como nós na questão do banho. Nós tomamos banho todos os dias, não deve ser assim com os nossos amiguinhos cães e gatos. Os cães de pelo curto podem ser banhados mensalmente nessa época de inverno e a cada 15 dias no verão. Já os cães de pelo longo ou que vivem em quintais de terra e que se sujem mais, os banhos podem ser um pouco mais frequentes, mas sempre lembrando que banho demais não é o ideal e geralmente não fazem tão bem para o seu animalzinho, então, procure diminuir os banhos na medida do possível.

E geralmente não fica barato cuidar do seu animalzinho de estimação, existem casas especializadas como pet-shops, que oferecem banhos, hidratação, vacinação e cuidados essenciais, mas isso fica caro, então se no seu caso a situação econômica está um pouco difícil podemos fazer em casa as coisas básicas, vamos ensinar abaixo como fazer um Shampoo que promete deixar o pelo de seu animal de estimação limpo, macio, sedoso e com um brilho maravilhoso.

 

cães-gatos
Como fazer Shampoo para seu cachorro

 

Para fazer 10 litros de shampoo para cães e gatos você vai precisar de:

Matérias primas para fazer shampoo p/ animais domésticos Quantidades
Lauril éter sulfato de sódio 2500 gramas
Zonen MI 5 gramas
Proteína da Seda Silkion 200 gramas
Cocoamido Propil Betaína 500 gramas
Amida 90 300 gramas
Glucamat DOE 80 gramas
Ácido Cítrico Quantidade suficiente
Corante Quantidade suficiente
Essência para cosméticos 50 gramas
Água deionizada 6350 ml

 

Técnica de preparo do Shampoo para cães e gatos:

  • Em um recipiente apropriado para aquecimento, adicione 6350 ml de Água deionizada e misture nela o Glucomat Doe, leve ao aquecimento até total dissolução e homogeneização.
  • Retire do aquecimento e espere a mistura esfriar, depois adicione sob agitação moderada o Lauril Éter Sulfato de Sódio e a Amida 90, agite até homogeneizar.
  • Adicione também sob agitação moderada o Cocoamido propil betaína, o Zonen MI e a Proteína da Seda Silkion, mantenha a agitação até homogeneizar.
  • Confira o pH com uma fita indicadora de pH, o pH deve estar entre as faixas de 5,5 a 6,5, se estiver acima faça a correção. Para isso vá adicionando bem aos poucos o Ácido Cítrico diluído em um pouco de Água deionizada e adicione ao shampoo, homogeneíze e confira novamente o pH. Repita esta operação até corrigir o pH para a faixa indicada.
  • É hora de adicionar a Essência de sua preferência e o Corante de sua preferência.
  • Mantenha a agitação até total homogeneização de todos os componentes do Shampoo para cães e gatos.

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *