Fórmula de detergente neutro

Como fazer detergente neutro?

O Detergente neutro é muito querido e usado pelas donas de casa devido ter um pH neutro (7,0) e nesta faixa de pH não agride a pele do usuário.

O Detergente neutro postado abaixo possui em sua formulação o Hidróxido de sódio ou Soda líquida a 50% que ajusta o pH para proteção da pele. O Detergente tem alto poder de limpeza devido ter também em sua fórmula o Ácido Sulfônico (Ácido Linear Alquil Benzeno Sulfonado), que remove sujidades com mais facilidade, é bastante solúvel e também é um ótimo formador de espuma.

Outro componente do detergente neutro é a Amida 80 (Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco) um tensoativo não iônico, matéria prima com ação espessante e sobreengordurante, também é solubilizante e estabilizador de espuma.

Outra matéria prima que faz parte da fórmula do detergente neutro é o Lauril Éter Sulfato de Sódio, também tensoativo, formador de espuma, usado também para melhorar a viscosidade do detergente e tem poder de detergência.

formulas-gratis-limpezaO conservante que nós usamos no detergente neutro é o Arc Iso S, Essência é para fins de perfume para o detergente ficar com o cheiro escolhido por você e o Corante é só para fins de estética, para dar ao detergente uma aparência melhor.

Para fazer 50 litros do detergente neutro você vai precisar de:

Matéria prima Quantidade
Ácido Sulfônico 2 kg
Amida 80 1,5 kg
Lauril Éter Sulfato de Sódio 1 kg
Hidróxido de Sódio Líquido 50% 200 gramas
Essência de sua escolha 50 ml
Cloreto de Sódio Quantidade suficiente
Corante de sua escolha Quantidade suficiente
Arc Iso S 50 gramas
Água Potável para completar 50 litros Q.S.P

Técnica de preparo do detergente neutro:

  • Em uma bomba plástica limpa e de boca larga com capacidade no mínimo para 50 litros,  adicione 40 litros de água potável.
  • Com uma pá plastica vá agitando lentamente o produto para não fazer muita espuma e adicione sob agitação o ácido sulfônico, a  amida 80, o lauriL éter sulfato de sódio, mantenha a agitação até homogenizar completamente.
  • Mantendo a agitação lenta vá adicionando devagar 100 gramas de Hidróxido de sódio.
  • Com uma fita indicador de pH, confira o pH e se necessário corrija o pH adicionando sob agitação e bem aos poucos o restante do hidróxido de sódio da fórmula até o pH ser acertado para a faixa de 7,0, (neutro), dai pare de adicionar o hidróxido de sódio.
  • Agora ainda sob agitação lenta adicione a Essência, o Arc Iso S e mantenha a agitação para homogeneizar bem.
  • Pare a agitação e complete o volume com água até atingir o volume desejado que é de 50 litros, homogenize.
  • Ainda sob agitação lenta, adicione o Corante escolhido bem aos poucos até conseguir a coloração desejada.
  • Em outro recipiente dissolva o Cloreto de sódio em Água potável e com bastante cuidado e devagar vá adicionando sob agitação aos poucos no detergente até conseguir a viscosidade (grossura) correta.
  • Para terminar misture bem para homogeneizar todas as matérias primas do detergente neutro.
  • Deixe a espuma baixar e embale o detergente neutro em fracos ou galões plásticos, ou embalagens próprias para detergente, rotule e armazene em temperatura ambiente longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Comentários

Deixe um Comentário no fórmulas Grátis

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *