Fórmula de detergente neutro

Como fazer detergente neutro?

O Detergente neutro é muito querido e usado pelas donas de casa devido ter um pH neutro (7,0) e nesta faixa de pH não agride a pele do usuário.

O Detergente neutro postado abaixo possui em sua formulação o Hidróxido de sódio ou Soda líquida a 50% que ajusta o pH para proteção da pele. O Detergente tem alto poder de limpeza devido ter também em sua fórmula o Ácido Sulfônico (Ácido Linear Alquil Benzeno Sulfonado), que remove sujidades com mais facilidade, é bastante solúvel e também é um ótimo formador de espuma.

Outro componente do detergente neutro é a Amida 80 (Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco) um tensoativo não iônico, matéria prima com ação espessante e sobreengordurante, também é solubilizante e estabilizador de espuma.

Outra matéria prima que faz parte da fórmula do detergente neutro é o Lauril Éter Sulfato de Sódio, também tensoativo, formador de espuma, usado também para melhorar a viscosidade do detergente e tem poder de detergência.

formulas-gratis-limpezaO conservante que nós usamos no detergente neutro é o Arc Iso S, Essência é para fins de perfume para o detergente ficar com o cheiro escolhido por você e o Corante é só para fins de estética, para dar ao detergente uma aparência melhor.

Para fazer 50 litros do detergente neutro você vai precisar de:

Matéria primaQuantidade
Ácido Sulfônico2 kg
Amida 801,5 kg
Lauril Éter Sulfato de Sódio1 kg
Hidróxido de Sódio Líquido 50%200 gramas
Essência de sua escolha50 ml
Cloreto de SódioQuantidade suficiente
Corante de sua escolhaQuantidade suficiente
Arc Iso S50 gramas
Água Potável para completar 50 litrosQ.S.P

Técnica de preparo do detergente neutro:

  • Em uma bomba plástica limpa e de boca larga com capacidade no mínimo para 50 litros,  adicione 40 litros de água potável.
  • Com uma pá plastica vá agitando lentamente o produto para não fazer muita espuma e adicione sob agitação o ácido sulfônico, a  amida 80, o lauriL éter sulfato de sódio, mantenha a agitação até homogenizar completamente.
  • Mantendo a agitação lenta vá adicionando devagar 100 gramas de Hidróxido de sódio.
  • Com uma fita indicador de pH, confira o pH e se necessário corrija o pH adicionando sob agitação e bem aos poucos o restante do hidróxido de sódio da fórmula até o pH ser acertado para a faixa de 7,0, (neutro), dai pare de adicionar o hidróxido de sódio.
  • Agora ainda sob agitação lenta adicione a Essência, o Arc Iso S e mantenha a agitação para homogeneizar bem.
  • Pare a agitação e complete o volume com água até atingir o volume desejado que é de 50 litros, homogenize.
  • Ainda sob agitação lenta, adicione o Corante escolhido bem aos poucos até conseguir a coloração desejada.
  • Em outro recipiente dissolva o Cloreto de sódio em Água potável e com bastante cuidado e devagar vá adicionando sob agitação aos poucos no detergente até conseguir a viscosidade (grossura) correta.
  • Para terminar misture bem para homogeneizar todas as matérias primas do detergente neutro.
  • Deixe a espuma baixar e embale o detergente neutro em fracos ou galões plásticos, ou embalagens próprias para detergente, rotule e armazene em temperatura ambiente longe do alcance de crianças e animais domésticos.

12 comentários em “Fórmula de detergente neutro”

    • A adição do Hidróxido de sódio no detergente é para ajustar o pH para neutro e proteger a pele do usuário.
      Abração e obrigado pela visita.

      Responder
    • Olá André, para fazer 30 litros do detergente, você vai usar 1200 gramas de Ácido sulfônico, 900 gramas de Amida 60, 600 gramas de Lauril, 120 gramas de Hidróxido de sódio 50%, 30 ml de essência, 30 gramas de ARC ISO S, corante e cloreto de sódio quantidade suficiente, água para completar os 30 litros.
      Abração!

      Responder
    • Olá amigo Lucas, bom dia! Essa bomba é uma bombona plástica para você adicionar os produtos, quando falamos em boca larga é porque fica mais fácil adicionar as matérias primas e agitar, mas se for feito em quantidades menores pode ser um balde plástico. Em quantidades maiores pode ser um tanque com agitação. Enfim, é o recipiente onde vão ser adicionadas as matérias primas para a fabricação do detergente.
      Abração!

      Responder
    • Boa tarde Maria Izabel, o Arc Iso S é conservante, você pode substituir esse conservante por um outro conservante à base de isotiazolinonas, mas não pode fazer sem um conservante.
      Obrigado!

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.