Amaciante com Quaternário de Amônio

Como fazer amaciante de roupas com Álcool cetoestearílico e Quaternário de Amônio.

O amaciante de roupas é um produto domissanitário utilizado para amaciar os tecidos das roupas.
Hoje em dia a grande maioria das donas de casa utilizam amaciantes de roupas, em embalagens normais pequenas e amaciantes em embalagens econômicas (galão de 2 ou 5 litros).

O amaciante é um produto que a pessoa obtêm uma boa margem de lucro na fabricação, comprar as matérias-primas no atacado favorecem essa margem de lucro.

Abaixo você verá uma fórmula para fazer amaciante, que pode ser em escala comercial ou para uso domestico (fazer para uso próprio).

Fazer Amaciante com Quaternário de Amônio

 

O amaciante, além de amaciar as roupas, deve deixar o seu perfume nos tecidos, para que isso ocorra utilize uma essência para amaciante que deixe a sua fragrância nas roupas.

Para isso é necessário testar várias essências e optar por aquelas que tiveram os melhores desempenhos no quesito de deixar o perfume (cheiro) nas roupas.

O quaternário de amônia é um produto químico catiônico que adere nas fibras têxteis, isso faz com que as fibras dos tecidos se afastem umas das outras.
Quando as fibras dos tecidos se afastam as roupas ficam macias.
Os quaternários de amônia são considerados tensoativos catiônicos biodegradáveis, não sendo prejudiciais ao meio ambiente.

O Álcool Cetoestearílico é um agente de consistência e lubrificante de fibras nas formulações de amaciantes de roupas
Para quem deseja fabricar amaciantes em escala comercial, precisa seguir as orientações da Anvisa, verificando a resolução 01/78.
A produção de amaciantes e produtos de limpeza é um segmento da industria regulamentado pela Anvisa, visite a Vigilância Sanitária do seu município para maiores esclarecimentos sobre as exigências para a fabricação.

Fórmula para fazer 10 litros de Amaciante com Quaternário de Amônio:

Cloreto de cetil trimetil amônio a 50% 100 gramas
Álcool cetoestearílico 200 gramas
Essência 30 gramas
Corante qs
Mistura de isotiazolinonas 20 gramas
Água potável qsp para 10 litros

Modo de fazer o Amaciante com Quaternário de Amônio:
Em um recipiente de aço inoxidável aqueça 9 litros de Água potável e reserve, mantendo a temperatura a 80°C.
Em outro recipiente de aço adicione o Quaternário de amônio e o Álcool cetoestearílico e aqueça até ficar um liquido transparente. Em seguida adicione sob agitação a Água potável a 80°C, aos poucos e sob agitação.
Manter a agitação constante até atingir 30°C.
Depois adicione sob agitação a Mistura de isotiazolinonas, o Corante e a Essência para amaciante de roupas.
Verifique o volume, se não chegou nos 10 litros, complete com Água potável até obter 10 litros de amaciante de roupas.
Depois agite até homogeneização do amaciante com Quaternário de Amônio.

Depois de pronto, embale o amaciante em frascos plásticos.

12 Comentários

  • COMO QUE FAZ PUTIL?

    • Patricia
      Não conheço o produto Putil e para que é indicado, deixe outro comentário com as descrições desse produto.
      Obrigado pela visita!

  • Bom dia.
    Sobre o amaciante quaternário de amônio. Ele ficará concentrado com esta receita ou ela é uma receita básica como outras tantas. Para o processo de fabricação, tanto em casa quanto em escala de fabricação, os utensílios a ser utilizados serão necessariamente todos de aço inoxidável ? Exemplo: recipiente para aquecer a água, o agitador. E quanto a água, pode ser da rede, ou seja contém cloro, pouco mas contém. Tem problema?

    • Olá José Airton, o amaciante com quaternário de amônio não é concentrado, o seu diferencial é o quaternário de amônio e suas propriedades estão descritas na fórmula. Como é um produto que precisa ser aquecido, então é necessário que os recipientes sejam de aço inoxidável. Quanto a água, se você quiser um produto com mais qualidade, seria bom usar água deionizada, mas também pode ser feito com água potável.
      Um abração e obrigado pela visita.

  • Bom dia.
    Só estou com uma dúvida. Realizei o experimento e o produto obtido ficou com um forte odor desagradável mesmo depois de adicionado a essência. Acredito que esse odor característico se deu pela adição de sal quaternário de amônio, porém, vi que ele em si não apresenta nenhum odor. Você poderia me dizer qual composto formado foi responsável por esse cheiro?

    • Olá amiga Márcia, você usou o conservante no Amaciante? Verifique também se a Base não está com a data de validade vencida, uma boa essência para amaciante e que deixa um cheiro bem agradável no amaciante e nas roupas é a essência Elat Confort fabricada pela Capuani.
      Abração e obrigado pela visita!

      • Acho que o problema foi a validade da base como você citou. É uma missão quase que impossível achar no nosso laboratório uma coisa que não esteja fora da validade haha Mas enfim, obrigada por me responder!

        • Valeu amiga Márcia!

  • Faço meu amaciante fica perfeito mas depois de embalado fica uma espuma em cima porque

  • Preciso de uma formula comercial para Amaciante com base fria, o meu amaciante após a roupa enxuta o cheiro não está fixado, já mudei diversas essências

    • Olá amigo uma essência que fixa bem o cheiro na roupa é a Elat Confort da Capuani.
      Abração!

  • Olá, qual é a dosagem que uso depois de pronto? Tenho uma máquina de 50 kg. Quanto eu usaria? Obrigada!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.