Como corrigir o pH com trietanolamina

Olá amigos internautas visitantes aqui do nosso blog, que bom ter vocês aqui conosco hoje. Aqui em nossas fórmulas tanto de produtos de limpeza, como em fórmulas automotivas e é claro nas fórmulas de cosméticos usamos uma série de matérias primas para corrigir o pH das formulações.

E dentre essas matérias primas usadas talvez uma das mais seguras e eficaz é a “Trietanolaima”, se você digitar essa palavra e procurar no campo de busca logo acima do lado direito do blog você vai encontrar uma infinidade de fórmulas em que a trietanolamina faz parte da formulação.

E porque usamos tanto essa matéria prima? Bem, mais abaixo vamos dar mais detalhes, mas em simples palavras para exemplificarmos usamos muito aqui também o Ácido cítrico para deixar ou corrigir o pH de uma formulação para mais ácida, no caso da trietanolamina vamos usar para tornar uma solução mais alcalina ou básica.

Abaixo vamos postar uma tabela com as variações de pH para entendermos melhor e ver em que faixa o pH é ácido, neutro ou alcalino, abaixo também vamos entender por que é tão importante a correção de pH nas formulações.

Confira tabela com faixas de pH alcalina, neutra ou ácida

pH menor que 7 indica um meio ácido. 

pH maior que 7 indica um meio básico ou alcalino 

pH igual a 7 indica um meio neutro

pH igual a 2 indica um ácido forte. 

pH igual a 13 indica uma base forte. 

pH igual a 6 indica um ácido fraco. 

pH igual a 8 indica uma base fraca. 

Fita para corrigir pH.

Como corrigir o pH de uma formulação

  • Como sempre dizemos, antes de corrigir o pH, misture bem a sua solução até que esteja completamente homogeneizada.
  • Com um béquer limpo e seco, retire do seu produto uma quantidade para fazer verificação do pH.
  • Procure retirar essa amostra sem espuma e mergulhe nesse béquer uma fita indicadora de pH.
  • Na caixinha da fita vem diversas cores com o seu respectivo pH, então o que você deve fazer é pegar a fita molhada com o produto que você está verificando o pH e comparar com as cores indicativas de pH que vem na embalagem da fita indicadora.
  • Aproxime bem a fita da embalagem e analise com que cores da embalagem sua fita se aproxima mais, a cor mais próxima é o pH que a sua solução ou seu produto está.
  • Dai você vai ver se é necessário a correção do pH do seu produto e se necessário corrigir o pH para cima, ou tornar o pH mais alcalino, ou também como outros dizem, pH básico.
  • Para corrigir o pH para cima ou torna-lo mais alcalino, você deve ir adicionando sob agitação e bem aos  poucos ao produto a Trietanolamina.
  • A cada pequena adição, homogeneíze, retire um pouco do produto no béquer limpo e seco e faça novamente a verificação do pH.
  • Esse procedimento vai se repetir até que você consiga corrigir o pH para a faixa correta, quando isto ocorrer pare de adicionar a Trietanolamina e homogeneíze novamente o seu produto.

Porque é importante corrigir o pH de uma formulação?

  • O pH  se não estiver dentro da faixa correta da formulação pode danificar completamente o produto.
  • O produto que o pH estiver incorreto pode ocorrer perda de estabilidade.
  • Mudança de cor ou tonalidade.
  • Pode turvar o produto.
  • Pode causar irritações na pele, queimaduras e alergias.

Muito bem, espero que tenham gostado das informações acima, porém se ficou alguma dúvida ou você quiser deixar um comentário abaixo com mais alguma informação ou alguma pergunta pode fazer isso logo abaixo da postagem.

Veja também para que serve ácido cítrico!

Abração e muito obrigado pela sua visita!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.