Olá novamente agradecemos a visita de todos ao nosso site! Estamos aqui agora para atender aos pedidos e perguntas de muitos de nossos leitores nos questionando se podem fazer o álcool em gel a partir do álcool de cereais.
E esta tem sido uma pergunta frequente aqui no nosso site, a resposta é sempre a mesma. Sim, o álcool em gel pode ser feito usando o álcool de cereais, porém, sempre lembramos que o álcool de cereais é mais caro que o álcool comum e que o álcool de cereais precisa ser transformado em álcool 70% para obter resultados satisfatórios para higienização das mãos e proteger contra os vírus da gripe e do coronavírus.
Dai muitos tem nos perguntando sobre como fazer o álcool em gel com o álcool de cereais? Então para atender a esses nossos visitantes vamos abaixo deixar a postagem sugerida com as matérias primas que deverão ser adquiridas e o passo a passo de como fazer álcool gel com álcool de cereais. Lembrando que eu sempre costumo fazer usando álcool etílico hidratado 92,8 INPM (álcool 96° GL) que é mais barato e também tem que fazer a diluição com água para ficar em álcool 70.
Antes porém gostaríamos também de responder a mais algumas perguntas que nossos visitantes vem nos questionando:
- Posso fazer o álcool gel com álcool de posto de gasolina? A resposta é não, segundo especialistas o álcool de posto tem outras substâncias que podem ser nocivas, como metanol e alguns hidrocarbonetos podendo causar irritação na pele e mucosas.
- Posso colocar essência para diminuir o cheiro forte do álcool? Sim, peça ao atendente da loja de essência onde vai comprar os componentes do álcool em gel uma essência compatível para o álcool gel.
- Posso colocar glicerina no álcool em gel? Sim, nesse caso retire o propilenoglicol da fórmula e acrescente a glicerina que vai hidratar a pele e evitar ressecamento.
- Posso substituir o carbopol por CMC ou outro espessante? Não, o ideal é usar o carbopol mesmo, o CMC costuma ser insolúvel em álcool e é meio pegajoso na pele.
Agora, vamos falar brevemente sobre cada um dos componentes desta formulação!
Componentes da Formulação:
- Álcool de cereais 96 é um álcool mais puro extraído de cereais.
- Água deionizada é para transformar o álcool de cereais em álcool 70.
- Propilenoglicol é para hidratar suas mãos e evitar o ressecamento devido ao uso do álcool.
- Carbopol 940 é o espessante formador do gel.
- Trietanolamina é o neutralizante do pH.
Para fazer 1 kg de Álcool gel você vai precisar de:
- 757,4 gramas de Álcool de cereais 96
- 227,6 gramas de Água potável
- 10 gramas de Propilenoglicol
- Quantidade suficiente de Trietanolamina
- 5 gramas de Carbopol 940
Passo a passo para fazer o álcool gel:
- Em um béquer (recipiente higienizado) coloque o Álcool de cereais e misture junto a Água deionizada e o Propilenoglicol.
- Misture esses componentes primeiramente.
- Agora misturando sem parar vá colocando bem aos poucos o Carbopol 940 e continue misturando até eliminar todos os grumos.
- Se ficou algum grumo você pode fechar o recipiente e deixar em repouso por algumas horas e voltar a misturar depois para eliminação total dos grumos. (umas 12 horas)
- Depois dessa etapa é hora de ir colocando bem devagar aos poucos a trietanolamina e ir conferindo o pH até conseguir o pH de 6,5 a 7,5.
- Misture para homogeneizar todas as matérias primas do Álcool em gel.
- Envase em frascos apropriados para Álcool em gel.
- Identifique as embalagens com nome e data de fabricação.
- Armazene em temperatura ambiente longe de fontes de calor e longe do fogo.
- Armazene fora do alcance de crianças e animais.
Uso: O Álcool gel deve ser utilizado para assepsia e higienização da mãos e superfícies.