Fórmula detergente limão

Bem, as fórmulas mais procuradas aqui do nosso blog de fórmulas grátis são as relacionadas a produtos de limpeza e dentre elas estão as fórmulas de como fazer detergente de maça, detergente de limão e por ai vai. 

Sei que muitos vão dizer que já possui fórmulas de detergentes aqui, sim, isso é verdade. Já temos sim diversas fórmulas de detergente, mas atendendo a pedidos vamos postar mais uma fórmula agora com essência de limão, ou seja, vamos aprender como fazer detergente limão.

Isso porque alguns de nossos seguidores e visitantes querem fazer esses produtos para vender, como desinfetantes, água sanitária, sabão lava roupa, sabonetes, shampoos, condicionadores, enfim, aqui você vai encontrar todas essas fórmulas.

Mas um conselho é começar com uma linha pequena fabricando Amaciantes de roupas, Desinfetantes, Detergentes e Água sanitária, depois você pode passar para a fabricação de outros produtos de limpeza e higiene pessoal.

Bem, mas chega de bla-bla-bla e vamos passar para as informações do detergente maça, vamos saber quais matérias primas vamos precisar, passo a passo para fabricar o produto e primeiramente um resumo de que pra que serve cada componente dessa formulação,

Para que serve os componentes da formulação do detergente limão:

  • Ácido sulfônico é um tensoativo aniônico, desengordurante, desengraxante, limpa muito bem e tem boa formação de espuma.
  • Hidróxido de sódio 50% liquido é para acertar o pH.
  • Amida 60 é um tensoativo não iônico estabilizador de espuma, sobreengordurante e também ajuda na viscosidade do detergente.
  • Lauril éter sulfato de sódio é um tensoativo aniônico com alto poder de detergência e ótimo formador de espuma.
  • Essência de limão é só para dar aquele cheirinho agradável de limão em seu detergente.
  • Mistura de isotiazolinonas é o conservante, para evitar que seu detergente estrague ou contamine com bactérias e microrganismos.
  • Uréia técnica é para evitar que ocorra precipitação do seu detergente.
  • Cloreto de sódio é para melhorar a viscosidade do seu detergente.
  • Corante é só para fins de estética.

Para fazer 10 litros de detergente limão você vai precisar de:

  • Q.S.P de Água potável para fazer 10 litros do produto.
  • 600 gramas de Ácido sulfônico.
  • 200 gramas de Hidróxido de sódio 50% liquido.
  • 150 gramas de Amida 60.
  • 200 gramas de Lauril éter sulfato de sódio.
  • 20 gramas de Essência de limão.
  • 10 gramas de Mistura de isotiazolinonas.
  • 10 gramas de Uréia técnica.
  • 60 gramas de Cloreto de sódio.
  • Quantidade suficiente de Corante.

Passo a passo para fazer o detergente de limão:

  1. Em um balde ou um recipiente limpo adicione 6 litros de água potável.
  2. Sob agitação moderada com uma pá de plástico vá adicionando bem devagar o Ácido Sulfônico, mantenha a agitação até homogeneizar.
  3. Com uma fita indicadora de pH, confira o pH e se necessário corrija para as faixas de 5,0 a 6,0. Para isso, vá adicionando bem aos poucos Hidróxido de sódio 50% líquido até corrigir e depois misture o detergente para homogenizar.
  4. Continue agitando e misturando com a pá de plástico e é hora de colocar a Amida 60 e o Lauril éter sulfato de sódio, agitando constantemente devagar até homogeneizar.
  5. Na sequência adicione a Mistura de isotiazolinonas e a Essência de limão sob agitação.
  6. Separadamente em um béquer dilua a Uréia técnica em um pouco de água potável e sob agitação adicione ao detergente e misture até homogeneizar.
  7. Confira novamente o pH com a fita indicadora se ele está entre as faixas de 6,5 a 7,5, se o pH estiver mais baixo que essa faixa, vá adicionando aos pouquinho Hidróxido de sódio 50% e conferindo o pH até conseguir corrigir para as faixas indicadas.
  8. Agora, se o pH estiver acima das faixas recomendadas adicione aos poucos Ácido sulfônico até conseguir corrigir o pH.
  9. Separadamente dilua o corante em um pouco de água potável e adicione bem pouquinho ao detergente até atingir a coloração desejada, misture para homogeneizar.
  10. Complete o volume com água potável até atingir o volume total de 10 litros do detergente.
  11. Separadamente dissolva o cloreto de sódio em um pouco de água potável e vá adicionando aos poucos ao detergente e vá misturando até conseguir a viscosidade (engrossar) desejada. Mas não exagere no cloreto de sódio, pois em excesso ao invés de engrossar, vai ralear o detergente e fazer desandar o produto.
  12. Misture até homogeneizar todas as matérias primas do detergente limão.
  13. Espere a espuma abaixar e envase em frascos apropriados para detergente.
  14. Identifique as embalagens.
  15. Armazene em local arejado em temperatura ambiente e fora do alcance de crianças e animais

Muito bem, espero que tenham gostada da fórmulas, se ficou alguma duvida ou se você tem alguma sugestão, comente abaixo da postagem!

Abração e obrigado pela sua visita!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.