Fórmula do Limpa telhados – como fazer

Muita gente procura a fórmula do limpa telhados e sabemos que não é fácil conseguir; Na verdade isto porque convenhamos que as telhas de nossa casa suja, cheia de fungos, toda preta, fica muito feia a aparência de nosso telhado e consequentemente de toda nossa casa.

E quão agradável é olhar para a nossa casa e observar tudo bonito, toda a pintura bem feita, as telhas limpinha, é muito bom! As telhas com fungos e sujeira seria a mesma coisa que você ter um corpinho da hora, um rosto bonito e um cabelo horrível, o cabelo atrapalharia toda sua aparência, da mesma forma um telhado feio compromete toda a aparência da nossa casa e ela acaba perdendo também o valor comercial.

Pensando nisto então postamos abaixo uma formulação do limpa telhados que vai resolver este problema, ou seja, vai limpar, restaurar e conservar o seu telhado, eliminando os fungos e valorizando seu imóvel, veja abaixo a fórmula do limpa telhados, pois esta receita é totalmente gratuita:

Como preparar 10 litros da base do limpa telhados

Matéria primaQuantidade
Hipoclorito de sódio 12%10 kg
Carbonato de sódio (Barrilha leve)50 gramas
Hidróxido de sódio solução 50%210 gramas
Auramina (opcional)Quantidade suficiente
Água deionizada450 ml

Como preparar o reagente

Matéria primaQuantidade
Dicromato de Sódio 8519 gramas
Água deionizada750 ml

Técnica de manipulação da base

  • Em um recipiente plástico higienizado adicione 150 ml de Água deionizada e dissolva bem nela o Carbonato de Sódio (Barrilha leve).
  • Em separado, em um béquer plástico adicione 300 ml de Água deionizada e misture bem nela o Hidróxido de sódio solução e homogeneíze bem.
  • Despeje a segunda mistura (mistura do Hidróxido de sódio com água) sobre a primeira mistura (mistura do Carbonato de sódio com água), homogeneíze bem.
  • Se você quiser adicione a Auramina (opcional) até atingir a coloração desejada, bem pouquinho, não exagere e homogeneíze.
  • Agora em uma bomba plástica higienizada, adicione o Hipoclorito de Sódio 12%  e verta bem devagar a mistura anterior sobre o Hipoclorito, homogeneíze bem.
  • Reserve, pois esta é a base que será utilizada no limpa telhados.

Quer aprender também como fazer tintas, massas pva, grafiatos e muito mais? Clique no Saiba Mais abaixo!!!!

Além de fórmula de limpa telhados Aprenda fazer tintas, massas e grafiatos!

Técnica de manipulação do reagente do limpa telhados

  • Utilizando um recipiente plástico higienizado adicione 750 ml de Água deionizada e dissolva bem nela o Dicromato de sódio 85.
  • Homogeneíze bem e deixe o reagente em repouso por 12 horas.
  • Quando terminar o período de repouso você pode misturar este Reagente à base do limpa telhados que estava reservada e homogeneíze bem.

Obs. importante: Só misture o reagente à base na hora em que você for utilizar o limpa telhados, isto porque depois de adicionar o reagente a mistura perde o efeito em 10 horas.

Outra observação: Só faça a quantidade de limpa telhados que você for usar e lembre-se de misturar o reagente e a base somente na hora do uso.

Aplicação: Coloque o produto em uma bomba costal e aplique com o telhado seco em dia de sol, lembre-se de aplicar o limpa telhados utilizando máscara, botas de borracha, luvas de borracha, óculos de proteção e jalecos.

Cuidado com as plantas de sua casa!

Quer saber para que serve o Hipoclorito de Sódio? Clique aqui!

78 comentários em “Fórmula do Limpa telhados – como fazer”

    • Olá amigo, só é diluído se aplicado em fachadas, toldos, nas telhas não. Após a aplicação com o telhado seco e em dia de sol, você pode deixar o produto agir até as chuvas, se tiver pressa e quiser passar o lava jato, deixe primeiro agir o produto limpa telhas por uns 5 dias.
      Obrigado!

      Responder
    • Olá amigo Paulo, obrigado pela visita e pelo aviso, realmente havia ocorrido um erro de digitação na fórmula do limpa telhas, agora está tudo corrigido.
      Abração!

      Responder
    • Olá Nelson, as matérias primas você encontra em distribuidores de produtos químicos ou pela internet.
      Abração!

      Responder
    • Obrigado amigo Cristiano, as matérias primas para fazer o limpa telhas você compra em distribuidores de produtos químicos ou pela internet.
      Valeu pela visita.

      Responder
    • Olá amigo Thiago, bom dia!
      Essa fórmula de limpa telhas aplicada em telhas esmaltadas pode fazer com que se perca o brilho do esmalte. Ela não vai tirar o esmalte, mas vai perder o brilho com certeza.
      Abração!

      Responder
  1. Olá! Qual é a função do dicromato de sódio? É o mesmo que dicromato de potássio? E se não usar esse componente?
    Obrigada

    Responder
    • Boa tarde Gislaine, são duas matérias primas parecidas, porém não são a mesma. Para qualquer substituição é necessário fazer testes antes, mas recomendo que uso o dicromato de potássio. O Dicromato de potássio é o reagente do limpa telhas, ele vai reagir e tornar a eliminação dos fungos das telhas mais fácil e também vai fazer com que os fungos demorem mais a aparecer novamente.
      Obrigado pela visita.

      Responder
  2. Boa tarde!
    Gostaria de saber si pra fazer uma
    Bambina de 30 litros,qual seria acordem de produtos a ser adicionado? E se ele sai co a chuva sem precisar lavar? Aguardo resposta obrigado!

    Responder
    • Olá amigo Demian, a ordem para fazer 30 litros de limpa telhas é a mesma da fórmula original, somente deve ser calculada a quantia certa de cada ingrediente para fazer 30 litros. E o produto limpa telhas costuma ser removido com as chuvas.
      Obrigado pela visita e comentário.

      Responder
  3. Boa Tarde

    Onde eu poderia encontrar o Hipoclorito de sódio 12 %, achei um lugar próximo a guarulhos mas só vende se eu tiver licença civil para utilizar.

    Obrigado

    Responder
  4. Gostei da formula estava com dificuldade para trazer o produto limpa telha e o limpa telha Dubom para Brasília comprei todos os produtos e fiz a formula e fiz um teste é muito bom a formula a economia é muita vale a pena agora eu faço o meu lima telha.

    Responder
    • Olá amigo Jean, para fazer 10 litros é só a água deionizada que está na fórmula, 1 litro e 200 ml de água.
      Abração!

      Responder
    • Você encontra as matérias primas para fabricar o limpa telhas em distribuidores de produtos químicos ou pela internet!
      Abração!

      Responder
  5. Caro amigo, bom dia!
    O Dicromato de Sódio pode ser substituído por algum outro componente?
    Qual seria a função dele? Ele é mesmo necessário na formulação?
    Abraço!

    Responder
    • Boa noite amigo, o Dicromato é importante para a formulação, ele é a matéria prima com a função de reagente do limpa telhas.
      Abração!

      Responder
  6. boa noite , o peroxido de hidrogenio 50% p/p solucão aquosa estabilizada é o mesmo que hidróxido de sodio?

    Responder
    • Olá amigo, não, peróxido de hidrogênio é uma matéria prima totalmente diferente de hidróxido de sódio.
      Abração!

      Responder
  7. Olá tudo joia?
    Fiz a solução ficou ótima , queria saber se tem um equipamento pra mim fazer a pulverização pois o hipo corroe os metais

    Responder
    • Olá amigo, que bom que a fórmula foi útil pra você! Você pode aplicar o limpa telhados com uma bomba costal.
      Abração!

      Responder
  8. Olá, já faço essa fórmula, à 15 anos, e muito, importante, avisar, que: Dicromato de potássio e ou sódio, são altamente, cancerígenos. Cuidado no manuseio, contato, e aspiração, desses produtos.ok

    Responder
  9. Boa noite posso usar água da copasa? Porque o hipoclorito é cloro que diferença tem da água deionizada

    Responder
    • Olá amigo fazendo 10 litros de limpa telhas você vai conseguir limpar aproximadamente de 40 a 50 M2!
      Abração!

      Responder
  10. Gostaria de saber se é a mesma formula usada por aquela firma especializada, pois eles alegam que a fórmula é alcalina e não agride o meio ambiente.

    Responder
  11. Na fórmula tá falando dicromato de sódio e eu vi em um comentário que o dicromato de potássio que é o reagente qual desses dois eu vou usar? Obrigado Deus abençoe

    Responder
  12. Boa tarde
    Eu fiz a formulação,porem deixou o telha de cimento amarelado ,não usei corante qual a sugestão.
    Apos diversas chuvas limpou 60 pocento ,posso potencializar o produto.
    Obrigado.

    Responder
  13. Boa noite! Qual o pH aproximado da solução final a ser aplicada na telha? Fica ácida ou alcalina?

    Responder
  14. Boa tarde! Aguardando resposta da pergunta anterior! Qual o PH aproximado da solução final a ser aplicada na telha? Fica ácida ou alcalina?

    Responder
    • Bom dia amigo, o pH vai ficar alcalino, mas eu não verifiquei o pH, deve ficar em torno de 9 a 12 devido os seus componentes, preciso fazer e medir o pH para uma resposta mais clara.
      Abração!

      Responder
  15. Boa tarde.
    Saberia me dizer qual o custo por litro dessa fórmula?
    Qual a lucratividade em reais em um telhado de 100 metros quadrados?
    Obrigado??

    Responder
    • Olá amigo precisa fazer uma cotação com as mps, em cada região o preço difere muito.
      Obrigado pela visita.

      Responder
  16. gostaria de saber se o produto agride porcelanato pois tenho uma area que podera
    ocorrer a queda do produto nela e se agride calha feita de zinco

    Responder
    • Olá amigo para proteger é necessário molhar bastante as calhas com água antes da aplicação do limpa telhas.
      Abração!

      Responder
  17. Gostaria saber se eu fizer uma quantidade grande do produto e do reagente e Não os misturar, se mesmo assim, algum deles pode perder o efeito apôs algumas semanas?

    Responder
  18. Só por curiosidade, essa fórmula reage esbranquiçando em reação com a sujeira tipo o produto Dubom? E sobre esse Dubom vi um vídeo que aparece o rótulo com a composição e lá diz que é somente Hipoclorito de Sódio, Veículo Conservante e essência, de curiosidade o que faz esse veículo Conservante e o que poderia ser essa essência?

    Responder
    • Não conheço o limpa telhas Dubon, o principio ativo do Limpa telhas é o Hipoclorito de sódio, o conservante é para não estragar ou contaminar o produto e a essência é só para dar um cheirinho e retirar um pouco o cheiro forte do hipoclorito.
      Abração!

      Responder
  19. Boa noite. Se eu não usar o dicromato de sodio. Tem o mesmo resultado. Fiquei preocupado quanto ao comentario que é cancerígeno.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.