Receita de aromatizante gel para veículos

Entrar no carro e sentir cheiro ruim não é nada agradável. Diferente é quando abrimos a porta do carro e já sentimos aquele cheirinho gostoso, convidativo, faz muita diferença para nós e para nossos ou nossas passageiras.

Então resolvemos ensinar como fazer um aromatizante em gel para veículos de muito boa qualidade e também sem maiores dificuldades para você mesmo confeccionar, as matérias primas que o compõem são fáceis de encontrar em distribuidores de produtos químicos, casas de essências ou pela internet, também o seu valor vai ficar baratinho.

Talvez muitos conheçam o aromatizante, o gel é formado devido possuir a ação de um formador de gel que é o Carbopol 940, ele quando age com a Trietanolamina um Neutralizador de pH, acaba por se formar o Gel.

Podemos dizer que o aromatizador em gel é melhor para ser usado no veículo pois devido a sua consistência não escorre no veículo evitando manchas, o que para nós Brasileiros que amamos nosso carro é ótimo!

Fazer gel aromatizante automotivo

Para fazer 1 kg de aromatizante em gel você vai precisar de:

Matéria prima Quantidade
Água 400 ml
Carbopol 940 10 gramas
Trietanolamina 8 ml (aproximado)
Essência para aromatizador 100 ml
Álcool de Cereais 95% 500 ml
Corante de sua preferência Quantidade suficiente
Potes de 150 ml  com furo p exalar Quantidade suficiente

Técnica para fazer o Aromatizador em gel:

  1. Em um béquer limpo adicione a água e adicione junto o Carbopol 940 sob agitação forte para dissolver e não deixar grumos, depois deixe descansar por 24 horas para total dissolução e eliminação total dos grumos.
  2. Em separado em outro béquer, coloque o Álcool de Cereais e junte a essência escolhida, homogeneíze. (A essência deve ser uma essência com uma boa fixação e que exale o cheiro com mais facilidade, por isso peça informações sobre isso ao vendedor e também se quiser um cheiro mais forte, aumente um pouquinho a quantidade de essência).
  3. Depois, devagar vá adicionando sob agitação a mistura de Álcool de cereais e essência sobre a mistura do carbopol, homogenize bem.
  4. Agora se você desejar, visto que é opcional, adicione gota a gota de corante até atingir a coloração desejada, mas é bem pouquinho.
  5. Agora é hora de formar o gel, adicione bem aos poucos e sob agitação a Trietanolamina até formar o gel esperado, pode ser que você não precise usar toda a Trietanolamina.
  6. Deixe o aromatizante em gel em repouso por 40 minutos fechado.
  7. Envase em potes de 150 ml próprios para aromatizantes, ou seja, em potes com furos na tampa para exalar o cheiro no veículo.

Obs.: .Os Potes de 150 ml  que você deve comprar são potes próprios para aromatizante com furo para exalar o cheiro da essência.

Validade: Se armazenado fechado em temperatura ambiente, longe de fontes de calor, o aromatizador para veículos tem validade de 1 ano.

Outra receita para seu carango?  Clique aqui e aprenda fazer shampoo automotivo!

37 Comentários

  • Olá….fiz a receita e o cheiro da essencia não ficou mais que dois dias….como posso ter um cheiro prolongado?

    • Olá Sandra, é importante escolher uma essência com uma boa fixação e que tenha um cheiro mais forte, se necessário você pode aumentar a quantidade de essência, este gel aromatizante é para colocar em potes com um furo no meio e deixar no veículo para ir dissipando o aroma.
      Obrigado pela visita.

  • Pode passar algum site de confiança para comprar esses itens ?

  • Olá!!! Fiz e no lugar da essência coloquei essência para perfume…. fichou muito show… só que o vidro com uns 15 dias derreteu…. será porque é plástico a embalagem????

    • Olá Arlene Lima, tudo bem com você? Eu fiz um aromatizador automotivo em gel para meu carro já faz mais de um mês, coloquei em potinho plástico apropriado e ainda está tudo perfeitamente normal. Existe potinhos apropriados para aromatizante em gel que já vem com os furos em cima para exalar o perfume.
      Muito obrigado pelo comentário e pela sua visita.

  • Vou fazer. Mas que tipo de água se usa? Pode ser da torneira mesmo?

    • Olá amigo Wilson, o ideal é água deionizada, mas na falta dela pode fazer com água potável. Obrigado pela sua visita.

  • Depois de deixar os 40 min de repouso como fica o gel ? Ele fica liquido e depois fica em forma de gel? Dá para envasar e o produto fica nivelado ou ele endurece tendo que usar espátula?

    • Olá amigo Ronie, depois que você deixa o carbopol em repouso por 24 horas e depois adiciona a Trietanolamina conforme descrito na postagem o produto automotivo fica gel, quanto mais trietanolamina, mais espesso ele vai ficar. Você vai envasar usando um saco com furo na ponta ou com espátula.

      Abração e obrigado pela visita.

  • Bom Dia Arlene, Esta formula quando pronta em Gel e ao passar os dias no interior do veiculo ela permanece em Gel, endurece ou vira um meleca. Necessito da informação pois pretendo fazer vários potes.
    obrigado pela atenção, att, Sergio.

  • onde posso comprar o trietanolamina

    • Olá Rodrigo, você encontra a Trietanolamina em distribuidores de produtos químicos ou casas de essências.
      Abração e obrigado pela vista.

  • Eu não Tou conseguindo Achar o Trietanolamina posso substituir por outro produto?

    • Olá amigo, pergunta no distribuidor de produtos químicos por um neutralizador que é comparável a Trietanolamina.
      Abração!

  • Muito bom gostei das receitas, muito bem explicadinho.

    • Valeu amigo Francisco!

      • Amei a suas receitas.otimo parabéns

        • Obrigado!

  • Ameia a receita gostaria de saber se vocês também a receita do gel adesivo para disco sanitario.

    • Obriga amiga Tânia, infelizmente não temos a formulação pedida.
      Valeu pela visita e comentário!

  • aonde vende esses potes em atacado?:

    • Ola Barbara, geralmente os potes furados para exalar o perfume do aromatizador vende em casas de embalagens, procure na lista telefônica de sua cidade ou pela internet.
      Abração!

  • Bom dia amigo gostei da formula gostaria de saber onde comprar trietanolamina? Atenciosamente Valter.

    • Olá amigo, Trietanolamina é um neutralizante, você encontra em distribuidores de produtos químicos, casas de essências ou pela internet.
      Abração!

  • Ola boa noite fiz um cheirinho de carro em gel com gelatina e no inicio deu certo mas depois de ficar dentro do carro aqui no rio no calor virou liquido. com essa formula consigo o exito de se manter gel e por quanto tempo e o cheiro pretendo fabricar pote de 55 gramas de cheirinho em gel , quanto preciso de material pra fazer 100 potes digo a quantidade

    • Olá amigo Evandro, esse cheirinho costuma não virar liquido com o calor, mas faça um teste por ai e também precisa ser uma essência forte que fixa bem o seu aroma.
      Abração!

    • Boa noite meu amigo. Obrigado por disponibilizar pra gente, vou tentar fazer. Estava procurando e achei você (apesar de já ser antiga sua postagem, me ajudou). Por favor, me tire uma dúvida: pra que eu possa ir usando essa base aos poucos (talvez até fazendo cada pote com essências diferentes), é só eu não misturar a essência no começo? Deixo a base sem essência nenhuma e vou adicionando as essências conforme vou usando? Muito obrigado e que Deus te abençoe.

  • Bom dia
    Gostaria de saber se fica semelhante ao glade se eu colocar mais trietanolamina

    • Olá amigo tem que fazer testes!

  • Bom dia Amigo, obd pelas dicas!! Qual a concentração de trietanolamina? encontrei no mercado de 85%, porém existem muitas variações. Outra pergunta é, se eu adicionar mais Carbopol fica mais espesso ainda pós a adição da trie ou é inverso? Que função tem o alcool além da volatilização? Aguardo.

    • Olá amigo, a Trietanolamina pode ser a 85%, primeiro adiciona carbopol e só depois a trietanolamina aos poucos. O álcool de cereais faz com que a essência não mude ou perca o odor, é um álcool mais puro e apropriado para perfumes e aromatizadores.
      Abração!

  • Olá fiz o cheirinho porém não exala o cheiro a consistência do produto ficou bom é estou utilizando 200ml de essência e ela não está exalando no ar poderia me passar alguma dica para q posso mudar o produtor e assim deixar o cheiro no ambiente.

    • Olá amigo, tente uma essência um pouco mais forte e faça um teste, também use os frascos corretos para este tipo de aromatizante. Geralmente é mais complicado exalar o cheiro devido ao gel, por isso que é importante colocar um pouco mais de essência e utilizar uma essência mais forte.
      Abração!

  • Olá, fiz a sua fórmula e ficou perfeito! Entretanto, após 20 duas dentro do carro em uso o produto diminuiu a intensidade para exalar e percebi tbm que teve uma separação de fases! A parte superior ficou branca opaca e a parte de baixo normal transparente. Sendo que o produto estava transparente por completo. Logo, misturei com um bastão e voltou exalar novamente. O que posso fazer pra eliminar este problema? Pensei em adicionar um % de tensoativo! Abs

    • Bom dia, preciso fazer testes em pequenas quantidades do aromatizante para ver o resultado.
      Abração!

      • Boa noite! Tb fiz essa essa fórmula. O gel ficou lindo. Mas houve tb separação de fases e a essência forte que coloquei, ficou fraca em poucas horas. Será que é por causa do álcool de cereais que resseca o gel feito com o carbopol? Coloquei nos potes corretos: “Potes Plásticos Cheirinho De Carro – 55g” Se descobrir a causa do problema, por favor me avise por e-mail. Obrigada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.